18 / 04 / 2020 - 12h02
PARNAÍBA: Fisioterapeutas criam ventilador mecânico de baixo custo

Uma equipe de fisioterapeutas desenvolveu um modelo de ventilador mecânico de baixo custo e portátil na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. O aparelho foi testado em um pulmão artificial na última quinta-feira (16), e em breve deve começar a ser testado em seres humanos.

O fisioterapeuta Kelson Sales, da Universidade Federal do Delta, trabalha há cerca de 10 anos em Unidades de Terapia Intensiva, operando ventiladores mecânicos. Ele desenvolveu o projeto, e contou ao G1 que o aparelho montado custa cerca de US$ 400, enquanto o equipamento comum é vendido por US$ 15 mil. O trabalho começou no início de abril, e foi concluído em cerca de 10 dias.

“Tentamos enxugar o preço do respirador normal. Também utilizamos apenas peças de fabricação nacional, e isso ajudou muito a baratear”, explicou. Sem uma tela, o aparelho utiliza uma conexão bluetooth para mostrar as informações do paciente em um celular.

O equipamento tem tamanho reduzido, para facilitar o transporte tanto em ambulâncias como por dentro dos hospitais. “É muito comum que os pacientes de Covid-19 precisem fazer tomografias, por exemplo, e não podem ser desconectado dos ventiladores”, disse o fisioterapeuta.

Após o resultado positivo dos testes em pulmão artificial, o Kelson Sales explica que o ventilador será entregue à uma fabricante de equipamentos hospitalares para que seja então apresentada aos órgãos nacionais que analisam esse tipo de projeto. Só então poderá passar por testes em seres humanos.

“Normalmente, esse tipo de processo é bastante burocrático, a tramitação é bem lenta. Mas nesse contexto, como há essa necessidade de combater a Covid-19, talvez tenha uma celeridade”, comentou o fisioterapeuta.

Outra iniciativa para tornar mais barato os ventiladores mecânicos, equipamento essencial no tratamento de pacientes da Covid-19 em estágios graves, foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do Piauí, em Teresina. A equipe conseguiu fazer com que um ventilador comum atendesse para até quatro pacientes.

Fonte: G1PI

 

 

 



19 de Abril de 2024 16h:09
Publicidade