06 / 05 / 2018 - 11h13
Ciclo 2018 de revisões do Enem inicia na Casa de Custódia

Mais de 300 detentos, da região da Grande Teresina, participaram, neste sábado (05), da primeira revisão 2018 do Pré-Enem Seduc. A atividade que prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deu início ao ciclo de revisões anuais nas unidades prisionais do estado.  A iniciativa é realizada entre a secretarias de Justiça (Sejus) e Educação (Seduc) e visa preparar as pessoas privadas de liberdade (PPL) para o exame.

Gestor da Secretaria de Educação, Helder Jacobina, relembra o avanço da inserção de atividades educacionais dentro dos presídio. “Essa parceria tem nos rendido bons frutos. A cada ano aumenta o número de participantes no Enem e no Encceja (exame de certificação para o Ensino Médio). Há algum tempo, realizar atividades como essa era praticamente impossível”, relembra o secretário que destacou ainda a relação de confiança construída ao longo das atividades.

Nos últimos anos, o número de aprovações de reeducandos no Enem tem crescido vertiginosamente. Em 2016, foram 18 aprovações e em 2017, 36 detentos ingressaram no ensino superior por meio do exame.

“O caminho para chegar à liberdade passa pela educação. Quem não tem acesso à educação está, de certa forma, preso, ainda que esteja em liberdade. O que queremos é reafirmar o nosso compromisso, o compromisso do governador Wellington Dias, dos nossos servidores da Justiça e todos os demais envolvidos com a ressocialização através da educação”, destacou o secretário de Justiça, Daniel Oliveira. 


Interior
No dia 19 de maio será a vez dos reeducandos da Penitenciaria Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba. Até o exame, em novembro, acontecerão revisões nas unidades prisionais de Picos, Oeiras , Floriano, Bom Jesus e Esperantina.

Disciplinas
Como as revisões de 2017, serão ministradas no ciclo de preparação aulas das disciplinas de química, física, matemática, linguagens, biologia e redação. O material, com o caderno de questões, é fornecido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que também envia a equipe de professores e do Canal Educação. O projeto é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus).

 

 

 

 



24 de Abril de 2024 16h:23
Publicidade