11 / 05 / 2018 - as 09:12
CAPACITAÇÃO: Secretaria de Saúde de Campo Maior investe em educação permanente

A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta quinta-feira (10), a abertura do curso de abordagem teórico-prática sobre Desbridamento de Feridas, que consiste na remoção do tecido não viável, detritos celulares, exsudado e todos os resíduos estranhos, de forma a minimizar a infecção da ferida e promover a sua cicatrização e a avaliação do pé diabético.

O curso é ministrado pela Enfermeira Estomatoterapeuta, Sâmia Oliveira e direcionado aos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF). A ação faz parte das atividades alusivas ao Dia do Enfermeiro (12 de maio), técnico e auxiliar de enfermagem (20 de maio).

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Miranda, participou da abertura do evento e falou da importância da atividade para os profissionais. “É necessário investirmos em ferramenta de educação permanente em saúde, com processo e insumos materiais que qualifiquem a atenção primária em saúde ao paciente diabético, com atenção especial a avaliação do pé, que muitas vezes é negligenciado durante as consultas de acompanhamento desse paciente diabético”, destacou Marcelo.

Na oportunidade cada enfermeiro recebeu um KIT de teste de sensibilidade adquirido pela Secretaria Municipal de saúde e destinado a suas equipes de atuação. O KIT continha: estesiômetro, martelo de reflexos com pincel, tubo de ensaio, garrafa térmica, fio dental, algodão, seringa agulhada de 1U descartável, manual do pé diabético e formulário para avaliação neurológica simplificada.



   



PUBLICIDADE