19 / 09 / 2018 - 09h04
Candidatos ao Governo debatem temas relevantes para desenvolvimento do Estado

Na tarde desta terça-feira (18), cinco candidatos ao Governo do Estado do Piauí apresentaram suas propostas e debateram temas de relevância para a atual conjuntura do Estado durante debate promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. O evento, que teve mediação do jornalista Bartolomeu Almeida, ocorreu no Auditório da Instituição e foi prestigiado pelos dirigentes da Ordem, jornalistas, assessores e profissionais da advocacia.

Temas como “Proteção a Mulher”, “Educação”, “Pessoa Idosa”, “Segurança Pública”, “População LGBTI”, “Criança e Adolescente”, dentre outros, estiveram entre os assuntos abordados pelos candidatos Valter Alencar (PSC), Fábio Sérvio (PTSL), Luciano Nunes (PSDB), Professora Sueli (PSOL) e Elmano Férrer (PODEMOS). Os candidatos Wellington Dias (PT) e Dr. Pessoa (SOLIDARIEDADE) não compareceram ao debate, sob justificativa de incompatibilidade de agendas.

Dando suporte jurídico, o debate contou ainda com a participação de advogados da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem, que acompanharam a ocasião e decidiram sobre o direito de reposta solicitado pelos candidatos. 

No primeiro bloco, os candidatos apresentaram suas propostas aos eleitores. Cada um teve um minuto para fazer sua apresentação, de acordo com a ordem definida em sorteio. Em seguida, o presidente da OAB-PI, Chico Lucas direcionou uma pergunta aos candidatos sobre a possibilidade de iniciativas a serem implantadas em seus eventuais governos para o combate do déficit previdenciário.

No segundo bloco, cada candidato teve dois minutos para apresentar sua proposta sobre os temas definidos pelas Comissões Temáticas da Ordem. Ainda no mesmo bloco, também foi feito sorteio para que os candidatos comentassem a proposta apresentada anteriormente, em um minuto.

Já no terceiro bloco, os jornalistas dos veículos de comunicação do Estado credenciados e da TV OAB fizeram suas perguntas aos candidatos. Temas como corrupção, ensino na UESPI, Porto da cidade de Parnaíba, feminicídio, suicídio, dentre outros, fizeram parte dos questionamentos direcionados aos candidatos, que tiveram dois minutos e trinta segundos para cada resposta.

Posteriormente, o debate foi palco do bloco Candidato pergunta Candidato. Em 30 segundos, os candidatos formularam perguntas de temas livres aos seus opositores, que tiveram 2 minutos para responderem. Cada um teve direito à réplica e tréplica, ambas no tempo de 30 segundos.

Por fim, os candidatos fizeram suas considerações finais, ressaltando os motivos pelos quais devem vencer as eleições 2018. O “Debate Eleições Estaduais 2018” possibilitou que os eleitores piauienses tivessem acesso às propostas e ideias apresentadas pelos candidatos para que pudessem escolher seus representantes no dia 07 de outubro.

Assessoria de Comunicação da OAB-PI

 

 



25 de Abril de 2024 18h:04
Publicidade