15 / 04 / 2019 - as 08:54
Quina do peixe!

A semana santa está chegando. Com ela o comércio de pescado e frutos do mar se aquece (mais que orelha da gente quando o povo fala por trás) com o aumento da procura e das vendas.

Com isso, o mesmo cuidado que o cidadão tem com a compra da carne bovina, de criação, suína e aves observando bem tantos detalhes (faltando apenas exigir a certidão de nascimento e cpf) tem que ter com o pescado.

Mas você sabia que existe um órgão estadual que faz esse trabalho por nós?! Não!? Também pudera, pois sua ação está muito pequena e em alguns casos inexistente, devido à falta de mão de obra, equipamento, estrutura e material.

Bem! Quem deveria estar garantindo a fiscalização aos criatórios e em feiras e mercados no estado, seu trânsito e o acesso seguro a pescados, sem muitas preocupações, é a ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí). Porém, não será pela sua incapacidade momentânea, logística e fiscal, que você irá comprar “gato por lebre” e por em risco a saúde de sua família. A seguir, você terá acesso a dicas valiosas para escolher um peixe “fresquim” para que sua semana santa não seja de rei ou rainha (no trono) e sim cheia de graça, além das que fiz.

Olho no olho

Escolha o peixe de olhos brilhantes, iguais aos do seu filho quando ganha o brinquedo que passou o ano chorando pra ter. Olhos opacos devem ser ignorados

Atenção nas brânquias

Levante aquela parte que divide a cabeça do corpo, Lá dentro estão as brânquias e elas devem estar bem avermelhadas. Agora se estiverem rosadas ou acinzentadas, recuse. Mas porque se chamam “brânquias” se são vermelhas?! Vôte!!!

Namore o bicho

Toque o peixinho antes de comprar. Nesse caso não tem assédio. Verifique se a carne está firme e não se solta em alguns pontos. Observe se tem nenhum inchaço na barriga, se sim, é desilusão na certa, acabe o relacionamento e parte pra outro.

Escamas unidas jamais serão vencidas

Passe o dedo nelas, se soltarem com facilidade o almoço vai ter clima de finados.

Perfume francês

Peixe tem cheiro de peixe, de maresia, qualquer cheiro diferente pode ser sinal de falta de conservação adequada e você deve partir para outro.

Paulo Melo

Engenheiro Agrônomo

Fiscal Estadual Agropecuário – ADAPI

Instagram: @segundoagro

Facebook: fb.me/segundoagrooficial

e-mail: segundoagrooficial@gmail.com

#semanasanta #peixe #defesaagropecuária #adapi #segundoagro



   



PUBLICIDADE