30 / 11 / 2017 - as 08:41

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí inicia nesta quinta (30) a Caravana Salve Maria na cidade de Castelo do Piauí a partir das 09 horas no Auditório do Fórum. A Caravana vai levar o debate sobre o enfrentamento da violência contra a mulher com a rede de atendimento, movimentos sociais e profissionais da segurança pública.
 
Os profissionais da segurança de Castelo do Piauí também receberão a capacitação dos técnicos da ATI – Agência de Tecnologia e Informação sobre o manuseio e atendimento das solicitações oriundas do Salve Maria, além de capacitação sobre a preservação do local de crime e investigação do feminicídio. A Caravana Salve Maria também irá difundir o aplicativo junto à população, respondendo as dúvidas e mostrando como baixar o aplicativo no seu celular.
 
Secretaria de Segurança Pública em parceria com a ATI vai desenvolver essas atividades nos Territórios de Desenvolvimento do Estado, na primeira etapa serão as cidades de Castelo do Piauí, Altos, Piripiri, Pedro II, União, Parnaíba, Campo Maior e Esperantina.

07 / 11 / 2017 - as 10:11

Os três adolescentes sentenciados pelo estupro coletivo em Castelo do Piauí, em 2015, serão reavaliados no mutirão da 2ª Vara da Infância  e da Juventude em Teresina. Os menores infratores podem progredir de regime passando da medida socioeducativa de internação para a semiliberdade. Esta é a primeira vez que eles serão reavaliados em sistema de mutirão devido a repercussão do caso e clamor público. 

"Quem está na internação, via de regra, não pode nunca ir para a liberdade. Eles podem sair para a semiliberdade, ou seja, continuam no sistema, mas podem trabalhar e assistir aula durante o dia e à noite retornam para o CEM. No fim de semana, eles também podem ficar com a família", explica a promotora Francisca Vieira e Freitas Lourenço, titular da 46ª Promotoria de Justiça.

Os adolescentes- sentenciados no crime estupro de quatro garotas e morte de uma delas, além do assassinato de Gleison Vieira da Silva- têm 16, 17 e 19 anos. Mesmo completando a maioridade, o jovem maior de idade deve continuar no CEM por no mínimo três anos ou até os 21 anos. 

Caso consigam progressão de medida, no próximo semestre, os adolescentes podem passar para o regime de Liberdade Assistida.

O mutirão envolve órgãos como o Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria da 2ª Vara da Infância e Juventude, o poder Judiciário, polícias Civil e Militar, advogados particulares entre outros.

Mutirão

Ao todo 72 adolescentes do Centro Educacional Masculino (CEM) terão suas medidas socioeducativas revisadas pelo juiz da 2ª Vara da Infância e da Adolescência, Reginaldo Pereira, durante o mutirão que ocorre até a próxima terça  (14).  Atualmente, os CEM possuem 161 internos e 35 estão foragidos.
 
A promotora explica ainda que há critérios para que os adolescentes sejam reavaliados e possam ter progressão de medidas, entre os quais, tempo de internação superior há seis meses. 

"Isso é um rito processo previsto também no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). A cada seis meses devem ocorrer estas audiências que são chamadas de esforço concentrado. Eles devem preencher uma série de requisitos  em relação ao comportamento e à escola. Por exemplo, se conseguiram avançar nos estudos, uma vez que, todos frequentam escola dentro da unidade", ressalta a promotora, acrescentando que nem todos os adolescentes que passarão pelo mutirão terão direito ao benefício de progressão.

 

Com informações do Cidadeverde.com

 


27 / 10 / 2017 - as 10:51

Após ameaçar a própria mãe de morte Revenilson Monteiro da Silva Feitosa, de 19 anos, foi preso na noite de quinta-feira (26). De acordo com informações o fato ocorreu na localidade Pedreira, município de Castelo do Piauí.

Segundo informações da polícia, o acusado que estava embriagado chegou à casa de sua mãe Francisca Alves Feitosa, começou a falar palavras agressivas contra ela e ameaçá-la de morte. Um tio do acusado tentou conter a situação e também foi ameaçado. O jovem totalmente transtornado tentou quebrar a moto com socos e chutes que estava na residência.


Ainda segundo a polícia, devido ao estado agressivo em que Revenilson se encontrava, os familiares amarraram o jovem com medo de que algo pior pudesse acontecer com eles ou, principalmente, com a idosa que ficou bastante nervosa e abalada com o fato, em seguida acionaram a polícia.

O Comandante do GPM SGT Gomes, após receber ligação dos familiares do jovem, designou uma guarnição da Polícia Militar composta pelos SDs Amaral e Joelson, que foram até a comunidade e efetuaram a prisão. O jovem foi encaminhado à delegacia local para que os procedimentos cabíveis fossem adotados.

fonte:Avozdojenipapo


27 / 10 / 2017 - as 10:23

CASTELO DO PIAUÍ: Homem é esfaqueado após discussão em frente Clube Palazio

Um homem identificado por Arnaldo Mineiro, conhecido por “Sapão”, foi esfaqueado na madrugada desta sexta-feira (27) em Castelo do Piauí. A tentativa de homicídio foi registrada por volta das 03h20min na Rua Coelho Neto, em frente ao Clube Palazio.

Segundo informações, o crime ocorreu após um desentendimento entre a vítima e o suspeito, em outra ocasião. Após a discussão, o suspeito identificado por Junior Bispo decidiu ir atrás de Arnaldo, desta vez com uma faca, determinado a matar a vítima. Arnaldo foi abordado por Junior na Rua Coelho Neto, onde desceu do carro e foi golpeado várias vezes.     

De acordo com informações, a vítima sofreu sete perfurações, sendo algumas superficiais e outras mais profundas na região do peito e tórax. O autor fugiu na sequência, após um cidadão impedir que ele matasse a vítima no local. 

O homem foi atendido no Hospital Local Nilo Lima e em seguida transferido para o Hospital de Urgência em Teresina (HUT) em estado grave.

Com informações Portalcampomaioremfoco


10 / 10 / 2017 - as 11:11

Um homem identificado por António Soares da Silva, de 40 anos, foi encontrado morto na manhã de segunda-feira (09) na localidade Boca do Brejo, na zona rural de Castelo do Piauí.

O corpo foi encontrado por moradores da comunidade, caído próximo a um canteiro da estrada e coberto por galhos de árvores. 

De acordo com a polícia, pelos indícios encontrados no local, António teria sido vítima de homicídio, mas até o momento não se sabe se o crime aconteceu no domingo ou já na segunda.

O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para recolher o corpo até Teresina, onde deverá ser feito os exames necessários para constatar a real causa da morte. 

O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Castelo do Piauí.  Até o momento nenhum suspeito foi identificado.

Com informações Portalcampomaiorem foco

 


27 / 09 / 2017 - as 07:39

O trabalho de investigação da Policia Civil de Campo Maior resultou na prisão de um homem identificado por Edivaldo Ximenes de Araújo em posse de 7 kg de Maconha e 200 gramas de Cocaína no início da tarde desta terça-feira (26) durante uma abordagem feita a um ônibus que faz linha entre as cidades de São Paulo – SP e São Miguel do Tapuio no estado do Piauí.  A apreensão dos entorpecentes aconteceu na Parada do Afonso Eurípedes as margens da PI-115  e contou com apoio do Grupo de Policiamento Militar de Sigefredo Pacheco.

De acordo com a polícia, no momento da vistoria, o acusado que é natural da região do Brasão, zona rural de Sigefredo Pacheco, teria ficado nervoso o que levantou suspeita – ” Quando começamos a fazer a triagem das bagagens o suspeito começou a gaguejar  dizendo que não tinha bagagem, mas ele acabou confessando que existia duas caixas com drogas”. disse o comandante do GPM de Sigefredo Pachecho, Cabo Hagson.

Em depoimento a polícia, Edivaldo teria dito que estava transportando as drogas para Castelo do Piauí  – ” Ele disse que estava apenas levando de um homem ( Não identificado) de São Paulo para um traficante de Castelo”, continuou.

Várias denuncias envolvendo o transporte de armas e drogas em ônibus que faz linha com outros Estados, levou aos agentes da a fazerem um trabalho minucioso nas bagagens dos passageiros.  A apreensão da droga, se deu em mais uma dessas ações que tira de circulação mais um acusado de tráfico de drogas que ajuda alimentar o vício dos usuários em cidades da região dos carnaubais.

O trabalho de abordagem dos agentes da polícia civil contou com ajuda do Grupo de Policiamento Militar de Sigefredo Pacheco, sob o comando do Cabo Hagson. O acusado foi preso em flagrante e removido para a 5ª Delegacia Regional de Campo Maior onde deve ser autuado por tráfico de drogas.

fonte: Portaldeolho


25 / 05 / 2017 - as 09:46

Uma mulher identificada como Maria Socorro Cardoso Morais, de aproximadamente 27 anos de idade, assassinou seu companheiro Francisco Olávio de Oliveira Bispo, na tarde de quarta(24). Maria desferiu golpes de faca em seu companheiro que não resistiu e veio a óbito na hora.

Segundo informações, o casal estava na residência da mãe de socorro e teriam consumido bebida alcoólica quando entraram em discussão.

A mulher disse que matou o companheiro para se defender, pois  segundo ela, ele havia lhe ameaçado de morte, e por medo de morrer, decidiu matá-lo. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Anchieta Nery, a mulher confessou o homicídio e agiu de forma fria, sem demostrar nenhum tipo de arrependimento.

Socorro já tinha sido presa em março de 2015, por desferir golpes de faca no pescoço de Olávio que foi levado para o Hospital de Urgência de Teresina. “ Eles tinham um relacionamento conturbado, segundo testemunhas. “Ela já havia sido presa por tentativa de homicídio contra ele em 2015” disse o Delegado.

Fonte: Portalmaiscastelo


13 / 05 / 2017 - as 09:34

Prefeito de Jatobá do Piauí, Zé Carlos Bandeira, e gestores municipais participaram de plenárias para discursão sobre o plano de segurança pública em Castelo do Piauí.

O encontro que aconteceu no município de Castelo na quarta-feira (10), com os representantes de desenvolvimento do território dos carnaubais, que contou com a presença do Deputado Federal e Secretário de Segurança Pública do Estado, Capitão Fábio Abreu.

 Além de representantes do governo do estado e dos municípios que englobam o território dos carnaubais, Campo Maior, Sigefredo Pacheco, Novo Santo Antônio, São João da Serra, Castelo do Piauí, São Miguel do Tapuio, Buriti dos Montes, Assunção do Piauí, Jatobá do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré,  Capitão de Campos, Boqueirão do Piauí, Boa Hora e Cabeceiras.

As plenárias dos Diálogos Territoriais  de Segurança: Participação e desenvolvimento sustentável é realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí - Com a Secretaria de Planejamento - SEPLAN, e a Secretaria de Governo - SEGOV com a poio do PENUD - Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento.

Participaram dos diálogos representantes das Organizações da Sociedade Civil; Órgãos Públicos estaduais e municipais, corporação da Policia Civil, Militar, Bombeiros, Conselhos Territoriais e Setoriais. 

 

fonte:Ascom PMJP



PUBLICIDADE