13 / 04 / 2017 - as 10:07

As prestações de contas foram apreciadas e aprovadas durante sessão na manhã desta Terça no plenário do TCE em Teresina.

A Primeira Câmara do TCE - Tribunal de Contas do Estado do Piauí, julgou na manhã desta Terça-Feira(11) e emitiu parecer prévio, durante sessão plenária, pela aprovação com ressalvas às prestações de contas de governo da Prefeitura de Cocal de Telha, relativas ao exercício financeiro de 2014.

O relator do processo foi o conselheiro Luciano Nunes Santos votou pela aprovação das contas de governo da prefeitura de Cocal de Telha. A Prefeita Ana Célia compareceu a sessão acompanhada do Secretário Municipal de Administração Ivan Monteiro, Controlador Interno Joaquim Cantuário e do Secretário Municipal de Finanças Josiel Reinaldo além do Secretário Municipal de Infraestrutura Filho da Cleuta.

 


13 / 04 / 2017 - as 09:14

Com a participação de diversas crianças, adolescentes, jovens e idosos, aconteceu na tarde desta Quarta-Feira, dia 12 de Abril, na Câmara de Vereadores a abertura dos trabalhos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, órgão vinculado ao CRAS e a Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania.

O encontro contou com a presença do Vice-prefeito Kilson Oliveira, Vereadores Chico Porteira e Karyne do Rodrigão e do Secretário Municipal de Cultura Walber Furtado. O Secretário Municipal de Ação Social e Cidadania Rodrigo Ibiapina usou a palavra na abertura do encontro e agradeceu a presença de todos e falou dos objetivos da reunião.

Na oportunidade foram apresentados aos presentes os serviços ofertados pela Secretaria de Assistência Social através do CRAS, CREAS e Programa Bolsa Família. Ocorreu ainda uma demonstração e explanação das oficinas que será ofertado as crianças, adolescentes, jovens e idosos através do SCFV e este ano será ofertado danças, teatro, capoeira, aeróbica e etc.

Rodrigo Ibiapina disse que apesar das dificuldades enfrentadas pelos municípios nas mais diversas áreas da assistência social, o município de Cocal de Telha vem atendendo suas demandas. Todos os órgãos e serviços estão funcionando e atendendo a população. Rodrigo destacou a necessidade de fazer com que as pessoas possam tomar conhecimento sobre o funcionamento de cada centro e a quem procurar quando houver necessidade. Encerrou o Secretário de Assistência Social, Rodrigo Ibiapina.


11 / 04 / 2017 - as 09:59

A Prefeitura de Cocal de Telha divulga a primeira grande atração da Festa do Trabalhador e da Festa de encerramento dos Festejos de São José Operário no próximo dia 30 de Abril.

Com apoio do Deputado Estadual Aluísio Martins a Prefeitura anunciou na tarde desta Quinta-feira(06) a participação da Super Banda Líbanos na tradicional Festa do Trabalhador e no encerramento dos Festejos do padroeiro de Cocal de Telha no dia 30 de Abril, ultima noite da festa religiosa.

A Secretaria Municipal de Cultura está organizando a programação social para este período onde a cidade recebe devotos de São José Operário e muitos visitantes abrilhantam a Festa do Trabalhador. Em breve haverá anuncio de outras atrações.

 


08 / 04 / 2017 - as 10:38

As grávidas receberam os repelentes e foram orientadas como utiliza-lo e as maneiras de se evitar complicações provocadas pelo mosquito.

A Prefeitura de Cocal de Telha através da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social, distribuiu repelentes para as mulheres grávidas que fazem parte do Programa Bolsa Família no município. A ação faz parte dos planos estadual e municipal de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.


 

De acordo com a enfermeira Liana, o objetivo é proteger mãe e bebê durante o período gestacional. “Sabemos que muitas doenças são transmitidas por meio do mosquito Aedes Aegypti e que as gestantes devem está protegidas. Nossa intenção é proteger mãe e bebê e, assim, tentar evitar, a longo prazo, o surgimento de outras doenças.


 

Durante a entrega dos repelentes, foram explanadas as condições e maneiras de utilização do repelente. O Ministério da Saúde está enviando dois frascos de repelentes para as gestantes do município. Foram explicados ainda os detalhes sobre como prevenir a doença e eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, como, por exemplo, evitar água parada, acúmulo de lixo e optar por roupas cobertas e de tons neutros.

 

 


05 / 04 / 2017 - as 09:37

A entrega está ocorrendo na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Agricultura.

O município de Cocal de Telha recebeu da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural / SDR cerca de 1.000 (mil) mudas de caju e já está distribuindo para os agricultores familiares de todo o município. O número de mudas está abaixo do esperado mais que representa um incremento na produção do caju na região cocatelhense que já é uma das grandes produtoras do estado do Piauí.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente Deusinha Mendes informou que produtores devem comparecer a sede da secretaria, preencher um cadastro e receber uma determinada quantidade de mudas. Ela informou ainda que haverá um acompanhamento técnico dos plantios e futuramente nas colheitas. As sementes de milho e as mudas de caju foram doadas pelo Governo do Estado do Piauí, cabendo às prefeituras a distribuição. Este ano não ocorreu a liberação de sementes de feijão.

 


28 / 03 / 2017 - as 14:51

Secretaria de Meio Ambiente aposta na conscientização para combater o lixo doméstico

A Secretaria de Municipal Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH realizará em Cocal de Telha uma grande campanha de conscientização em todos os bairros e ruas da cidade sobre o combate ao lixo doméstico. Será distribuído panfletos em todas as residências do município sobre como acomodar e dar o destino correto ao lixo.

A secretária do Meio Ambiente, Deusinha Mendes estará na coordenação da campanha “Lixo na rua Têm hora certa” propondo um ambiente melhor e mais saudável. As orientações da campanha incentivam a população a só colocar o lixo na rua no dia e na hora da coleta pelo caminhão, acondicionar o lixo em saco plástico, não jogar lixo nas ruas e a não jogar lixo em terrenos baldios.

 


27 / 03 / 2017 - as 11:21

As metas e estratégias foram apresentadas para os professores, diretores e coordenadores durante planejamento no último sábado(25).

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania esteve participando do 2ª planejamento das escolas municipais que aconteceram na manhã deste Sábado(25). O objetivo da ação foi de apresentar aos professores, direções e coordenações pedagógicas as metas e as estratégias da SMASC elaboradas exclusivamente para o projeto “Ano Municipal da Educação”.

Com os temas voltados para a “Família” a equipe da assistência social estiveram na Escola Municipal Costa e Silva, onde estavam reunidos os professores das escolas municipais: Francisco Gerônimo Primo(Gama), Isabel Inocência dos Santos (Cocalinho), São Manoel (Sambaibinha) e Santa Luz (Calengue) todas atendem alunos do 1º ao 5º Ano, Escola Municipal Anísio Teodoro da Silva (6º ao 9º Ano) e na Creche e Pré-escola Vovó dos Anjos (Educação Infantil).

 


21 / 03 / 2017 - as 11:51

Dentre os municípios do Território dos Carnaubais possui uma das melhores avaliações.

Nesta segunda-feira(20) na Sala de Reunião da Prefeitura de Cocal de Telha, agentes de saúde, médicos, técnicos, enfermeiras e gestão da Secretaria Municipal de Saúde participaram da reunião de avaliação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade – PMAQ. O Secretário Municipal Adalberto Pereira esteve presente acompanhando as ações.

Conforme já foi anunciado o município de Cocal de Telha possui uma das melhores avaliações entre as cidades pertencentes ao Território dos Carnaubais. O PMAQ tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. A reunião foi dirigida pela Chefe do Departamento de Programa e Projetos da Secretaria Municipal de Saúde Maria Orlanda.

O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. O programa foi lançado em 2011 e com a participação de todas as equipes de saúde da Atenção Básica (Saúde da Família e Parametrizada), incluindo as equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontológicas que se encontrem em conformidade com a PNAB.



PUBLICIDADE