19 / 03 / 2019 - as 11:16

Ocorreu na última sexta-feira, durante aula ministrada pela Profª. Ivonalda Almeida na disciplina Direito de Família do VII período do curso de Direito, ação relacionada ao modelo pedagógico Flipped Classroom, momento em que os alunos puderam desenvolver atividades visando à aprendizagem ativa.

Como forma de aprendizagem híbrida, a modalidade blended learning também foi utilizada, durante a aula, como forma de buscar combinar práticas pedagógicas de ensino, com o objetivo de melhorar ainda mais o desempenho dos alunos, sendo muito bem aceito e trabalhado pelos discentes.

Essa forma de ensino e aprendizagem ganhou forma ainda em 2007, nos E.U.A, com os professores Jonathan Bergman e Karl Fisch, contemplando a metodologia TBL, que permite o aprendizado significativo, no qual os alunos são avaliados individualmente e em grupo por meio da resolução de questões objetivas. Nessa experiência, foi trabalhado um texto sobre poliamor, assunto palpitante no Direito das Famílias. 

Faculdade Chrisfapi

O caminho certo para o seu futuro!

Fonte: Ascom Chrisfapi


18 / 03 / 2019 - as 08:34

Autoridades dizem que ataque 'pode ter tido motivações terroristas'

UTRECHT, Holanda — Várias pessoas ficaram feridas e outra morreu nesta segunda-feira quando pelo menos um homem abriu fogo em Utrecht , na Holanda , de acordo com a polícia. O ataque aconteceu por volta das 10h45 do horário local (06h45 de Brasília) numa estação de bonde dos arredores da cidade. Autoridades afirmaram que o ataque "pode ter tido motivações terroristas".

Não há mais informações por enquanto sobre vítimas. Um cordão de isolamento foi montado na Praça 24 de Outubro,  onde fica a estação. Serviços de emergência estão no local, incluindo membros da unidade antiterror.

— Vários tiros foram disparados em um bonde, e várias pessoas ficaram feridas. Helicópteros estão no local e nenhuma prisão foi realizada —  disse o porta-voz da polícia, Joost Lanshage.

A polícia pede que a população mantenha distância da área. Utrecht fica a 35 quilômetros de Amsterdã.

O premier da Holanda, Mark Rutte, informou que um gabinete de crise foi montado para lidar com o caso. Ele expressou "profunda preocupação" em relação ao ataque. Uma rádio local reporta que a segurança foi reforçada na sede do governo holandês em Haia.

Fonte: Portal O Globo Mundo


17 / 03 / 2019 - as 18:12

Os festejos de São José que tem o apoio direto do Prefeito  Antônio Neto recebeu a visita de centenas de pessoas. Na foto você pode ver o Empresário Milton, Prefeito Antonio Neto, Empresário Nildo Borges E os vereadores Bruno Carvalho e Alison.


16 / 03 / 2019 - as 09:26

O ser humano é capaz de tudo, inclusive na hora de superar obstáculos e driblar as limitações. Com foco, persistência e dedicação, tudo é possível. Um exemplo perfeito disso é a advogada Camila Hannah Marques, de 24 anos. Completamente cega desde que nasceu, a moça passou no exame da OAB antes mesmo de colar grau nesta sexta-feira (15).

Nascida em Teresina, a moça de presença doce e agradável mostra que tem todas as ferramentas para conquistar o mundo. Ela mostra que o Direito está muito além do que se vê. Está também no que se estuda, aprende, interpreta e coloca na prática. Com experiência em Direito Civil e administração pública, pois estagiou no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Camila agora trilha uma rotina de estudos para concursos.Como estudante, a moça sempre mostrou competência. Para isso, teve o apoio da Associação dos Cegos do Piauí, que acompanhou seu farto desenvolvimento da educação infantil ao ensino superior, onde logrou o diploma de bacharel em Direito através de uma importante faculdade particular da capital.

Decidida em vencer as adversidades que a vida lhe colocou, Camila Hannah Marques é um exemplo para estudantes com deficiência visual e até mesmo aqueles que não possuem nenhuma deficiência e deixam-se procrastinar. É preciso levar os estudos a sério, independente da condição física.


Para NOSSA GENTE, Camila é mais que um exemplo. É um modelo, uma inspiração e um grito de representatividade para todas as pessoas com deficiência.

Jornal Meio Norte: Você sempre foi cega?

Camila Hannah Marques: Sim, tenho deficiência visual total. Nasci prematura de seis meses. Fui acometida pela retinopatia da prematuridade.

JMN: Quais foram as principais dificuldades para o estudo de alguém com baixa visão ou cego?

CHM: Uma das grandes dificuldades é o custo dos materiais de estudo. É tudo muito caro para quem é cego. Os papéis são caros, são específicos para isso. Além das dificuldades que os professores encontram para preparar materiais de estudo. Temos falta de acessibilidade, como a acessibilidade atitudinal. A acessibilidade atitudinal é mais ampla, é se colocar no lugar do outro e perceber as necessidades do outro. Assim é possível quebrar ou anular as barreiras existentes. Outra questão que enfrentamos é a falta de livros. Os livros em formato digital aumentaram, mas não temos esses livros na mesma rapidez que os editados normalmente.

JMN: Você sempre foi uma boa aluna?

CHM: Dizem que sim. Minhas notas sempre foram boas. Na época da escola eu fazia em braile, mas conforme a evolução escolar eu comecei a adotar computadores e o apoio de ledores. As provas foram ficando extensas então para passar para o braile era complicado, pois gasta muito tempo e papel. Na Associação dos Cegos do Piauí nós vivemos muitas dificuldades financeiras, além de material. Apesar de termos o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Teresina, acabamos vivendo muito de doações da sociedade civil organizada. Temos atendimento não só na escola, mas também em restaurantes e outros espaços.

Meio norte

 


15 / 03 / 2019 - as 11:56

Foi realizada, nesta última quarta-feira, na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, a missa em Ação de Graças aos 35 anos do Educandário Cristo.

A celebração religiosa, anualmente, é o ponto alto das comemorações do aniversário da instituição, sendo celebrada em 2019 pelo Frei Juá. Momento de muita emoção para os presentes: Diretora, Coordenadoras, professores, pais e alunos, pelos grandes avanços educacionais conseguidos pela escola.

Segundo a Diretora Prof. Maria do Carmo, é com muita alegria que a escola chega aos 35 anos disponibilizando de maneira responsável Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, o que provoca resultados extremamente positivos no ENEM, sendo a escola que mais aprova em Piripiri, e na vida dos alunos, sendo essas as prioridades da escola, fazer com que o aluno ao concluir o Ensino Médio possa ser um ser humano realizado e feliz.

Educandário Cristo

A escola que cresce com você!

Visite-nos: rua Major Antônio Albino, 523- Centro de Piripiri – Piauí. Tel (86) 3276-1198

Fonte: Educandário Cristo


15 / 03 / 2019 - as 11:12

Em edição histórica do Fórum de Governadores do Nordeste em São Luís (MA), nesta quinta-feira (14), os chefes do Executivo dos noves estados firmaram o Consórcio Nordeste, mecanismo de gestão que deve integrar a administração regional gerando eficácia na gestão e economia de gastos públicos. Antes de ser implantada, a medida será apreciada pelas Assembleias Legislativas estaduais. No fórum, os governadores também se posicionaram sobre temas nacionais.

Para o governador do Maranhão, Flávio Dino, o consórcio representa um salto cooperativo na integração federativa entre os estados do Nordeste. “Esse ideário vai permitir que juridicamente os nossos estados atuem em torno de determinados pontos como se fossem um só”, reforçou.

O governador Wellington Dias afirma que o consórcio vai propiciar a integração regional em diferentes áreas. “Na área social, na área de serviços, segurança, saúde, em uma situação de emergência como a gente viveu há pouco tempo no Ceará. Havia muitos protocolos para poder a Polícia Militar do Piauí ajudar alí, ou os delegados, e agora podemos fazer de uma forma automática. Ao mesmo tempo, mutirões na área de saúde, estratégia na área de pesquisa, na área de educação”, pontuou.

Dias ainda destaca a cooperação em forma de bloco econômico para as áreas de infraestrutura regional, turismo, desenvolvimento de fruticultura e criação de animais. “Tudo isso colocado de forma conjunta do Nordeste na relação com o Brasil e com o Mundo”, completa.

Eleito o primeiro presidente do Consórcio Nordeste o governador da Bahia, Rui Costa, explica que a medida é uma ferramenta de gestão. “É uma ferramenta jurídica, administrativa, que busca eficiência do gasto público, que busca colocar em prática ferramentas de desenvolvimento regional, ferramenta de compartilhamento de estrutura, de pessoal, busca redução de custos, através de compartilhamento de licitações, onde nós saltamos a escala das licitações. Se a Bahia licita para 15 milhões de habitantes, nós vamos, eventualmente, licitar para toda a população nordestina”, informou.

O governador baiano vê com otimismo a celebração de parcerias em políticas públicas e a concretização do federalismo regional, vertente defendida por grandes estudiosos da política nacional nas últimas décadas. “Espero que ao longo deste ano de mandato, nós possamos concretizar, materializar várias ações, deixando um saldo positivo para cada estado no que diz respeito a desenvolvimento, economia e racionalidade do gasto público”, assinalou Rui.

A edição do Fórum de Governadores também destacou o posicionamento unânime dos chefes de Executivo do nordeste sobre temas como a Reforma da Previdência, a desvincularização e a questão da segurança pública e sua relação com o porte de armas. De acordo com os governadores, todas os temas foram consignados por consenso mostrando a identidade dos estados do nordeste.

 


14 / 03 / 2019 - as 12:33

No final da tarde dessa quarta feira, 13, o Governador Wellington Dias chega para mais um compromisso especial. Abrir a solenidade de comemoração dos 196 anos da Batalha do Jenipapo.

Ele acompanhado do Prefeito Professor Ribinha enfrentaram uma forte chuva para iniciar o evento.

Em seguida falou aos presentes e depois era hora de conceder as medalhas de honra ao mérito.

 


14 / 03 / 2019 - as 11:08

Ontem, (12/03) o curso de Ciências Contábeis recebeu na sala de conferência da instituição a Comissão do CRC-PI dirigida pelo Presidente Josafam Bonfim Moraes Rêgo, os mesmos vieram reforçar parcerias e falar do Papel da Contabilidade na era digital.

Ainda fizeram um convite aos nossos discentes para participarem do 14° ENECON (Encontro Nordestino de Contabilidade) que acontecerá entre os dias 13 e 15 de Junho de 2019, em Teresina. O momento obteve a máxima atenção dos alunos pelo conhecimento que o presidente transmitiu em sua palestra.

Fonte: Ascom Chrisfapi



PUBLICIDADE