14 / 06 / 2016 - as 17:01

Um detento tentou deixar nesta segunda-feira (13) uma cela da Penitenciária Mista Fontes Ibiapina, Litoral do Piauí, e acabou se dando mal. Ele ficou preso na grade quando tentava deixar o local. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça (Sejus), o detento foi retirado com ajuda dos agentes penitenciários que estavam de plantão.

O preso não ficou ferido, mas foi retirado da cela onde estava e levado para outro espaço, de maior segurança. Conforme a assessoria, o detento forçou a grade para deixar o local e ficou preso ao acreditar que conseguiria passar pelo espaço disponível.



Esta foi a segunda tentativa de fuga nesta unidade prisional em menos de 24 horas, já que no domingo (12) por volta das 16h, outro preso que estava alojado na Ala 6 conseguiu deixar a cela, mas foi capturado nas dependências do presídio. 

Em abril deste ano, o Núcleo Avançado do Instituto de Criminalística da Polícia Civil iniciou um laudo sobre o resultado da inspeção na estrutura da Penitenciária Mista Fontes Ibiapina, Litoral do Piauí, danificada após duas recentes rebeliões.

A intervenção da Perícia Criminal aconteceu atendendo uma solicitação da juíza Maria do Perpétuo Socorro, da 1ª Vara Criminal de Parnaíba.

Fonte: G1 Pi

 


05 / 04 / 2016 - as 09:13

O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, e o presidente da Zona de Processamento de Exportação do Piauí, Paulo Cardoso, apresentaram, nesta segunda-feira (4), ao governador Wellington Dias, os investimentos já realizados para o pleno funcionamento da ZPE. Os secretários de Estado da Administração  e Previdência (SeadPrev), Franzé Silva, e  de Governo, Merlong Solano, participaram da reunião.

De acordo com Franzé Silva, o governador encara a ZPE como um dos projetos âncoras de desenvolvimento do estado. “É a primeira Zona de Processamento de Exportação no Brasil que está sendo liberada pela Receita Federal. O alfandegamento já foi solicitado e todas as vistorias feitas em que foram apontadas correções estão sendo concluídas, como por exemplo, monitoramento eletrônico e alterações de cargas e descargas”, garantiu o gestor, adiantando que o governador autorizou a ligação por asfalto da Zona de Processamento de Exportação até a BR 343.

Segundo Franzé, existem duas empresas instaladas na ZPE e outras em processo de credenciamento. “O momento é de captação de empresas interessadas. O governador quer alavancar essa área da ZPE de Parnaíba como uma porta de saída para nossos produtos serem exportados, casando isso com o aeroporto e o porto”, acrescentou Silva.

O secretário disse que a principal vantagem da ZPE de Parnaíba é a facilidade de exportar. Ele explicou ainda que todos os impostos já são liberados e que o produtor industrial sai com a situação de desembaraço aduaneiro. A estimativa, conforme o gestor, é que a Zona de Processamento de Exportação piauiense funcione definitivamente este ano.

 

 


07 / 03 / 2016 - as 09:52

Uma mulher, nome não revelado, procurou uma Delegacia em Parnaíba, no litoral do Piauí, para denunciar que sua filha, uma estudante de apenas 18 anos de idade, havia sido sequestrada e estuprada por volta das 06h30 de domingo, dia 03 de março. O fato aconteceu na Rua Rodrigues Coimbra, Bairro Dirceu Mendes Arcoverde.

Durante depoimento, a mãe afirmou que sua filha trafegava em uma motocicleta modelo Yamaha Crypton, de cor branca, quando foi abordada por um homem moreno que portava uma arma de fogo. Ele apontou o revólver para  cabeça da estudante e levou ela para uma residência que alugou a cerca de 30 metros do local do sequestro, onde a manteve como refém. 

A jovem foi mantida em cárcere privado, estuprada e permaneceu na residência que era, segundo vizinhos, frequentada por prostitutas. Na manhã de ontem, domingo, ela conseguiu se livrar das amarras e saiu gritando e correndo, pedindo ajuda de populares. A polícia foi acionada e conseguiu prender o acusado. 

A estudante foi levada para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). No local do crime, os policiais encontraram  uma toalha suja de sangue. 

Fonte: meionorte.com


03 / 03 / 2016 - as 11:46

O detento identificado como Cleiton Soares da Silva tentou fugir da Penitenciária Juiz Fontes Ibiapina , localizada no município de Parnaíba, no fim da tarde da última da quarta-feira (02), durante o horário de visitas.

A informação foi confirmada pelo vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí, Kleiton Holanda, que ainda informou que o detento tentou se misturar com as visitas para fugir da unidade prisional. “Na tarde de ontem, o detento tentou se disfarçar de visitante e foi pego pelos agentes penitenciários já no portão de saída, que perceberam a ação e evitaram mais uma fuga”, afirma o sindicalista. 

Cleiton Soares já havia tentando fugir da unidade prisional outras vezes e possui vários processos criminais como latrocínio e homicídio. O detento deverá receber processo disciplinar e deverá ainda permanecer por um período de 10 dias em uma cela de isolamento.

Fonte: portalaz

 


23 / 02 / 2016 - as 09:34

Após supostamente enterrar o próprio filho, uma mãe recebeu uma surpresa inesperada com o retorno do jovem à sua casa vivo durante a semana seguinte. O fato aconteceu em Parnaíba, município  318 km de Teresina e chamou a atenção da população pelo engano da família que sepultou o corpo por engano.

"O corpo apareceu no IML na última sexta-feira (12) e na segunda-feira (15) uma família apareceu dizendo que o corpo era de um irmão deles desaparecido. A mãe e mais três pessoas viram o corpo e identificaram, em seguida ele foi liberado e sepultado pela família", explicou o diretor do Instituto Médico de Legal de Parnaíba, Charles Peter.

Segundo o diretor, por conta do avançado estado de decomposição do corpo, o reconhecimento do jovem foi prejudicado. O homem foi encontrado por pescadores na localidade Chafariz, bairro São Judas Tadeu. O comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, major Rivelino de Moura informou que pelo estado decomposição da vítima, a morte teria ocorrido há cerca de dois dias da data em que ele foi achado.

Sob comoção pelo desaparecimento há pelo menos uma semana a família se apressou em realizar o enterro. Em entrevista a um portal local a mulher, que não foi identificada, explicou o engano e contou como foi o reencontro com o filho supostamente morto.

“Ele me disse que iria viajar, mas uma mulher com quem ele vive, veio em minha casa a procura dele, disse que tinha voltado mas que não sabia seu paradeiro. Ficamos preocupados e após ouvirmos no rádio que existia o corpo de um indigente no IML, nós resolvemos verificar e por incrível que pareça ele tinha a mesma tatuagem que meu filho tem e usava calça como ele também costuma usar. No IML só mostraram dos braços para baixo porque disseram que o rosto estava irreconhecível”, explicou a mulher.

O corpo, foi enterrado em uma sepultura familiar e segundo o diretor, ficará a cargo da Justiça uma decisão pela exumação do corpo sem identificação. "Agora fica a critério da Justiça. Foi um engano da família e o juiz autprizando nós fazemos a exumação em parceria com a prefeitura", concluiu Charles.

Fonte: cidadeverde.com


19 / 02 / 2016 - as 12:32

Um dos principais projetos para o desenvolvimento do Piauí, considerado prioridade pelo governador Wellington Dias, se encontra na fase de obras complementares. A Zona de Processamento de Exportação do Piauí, a ZPE Parnaíba, está concluindo as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e de Tratamento de Água (ETA), que já estão interligadas à rede de abastecimento de água e de saneamento básico, respectivamente, abrangendo todo o parque industrial, num módulo inicial de 31,5 hectares, expansível até 313 hectares.

O presidente da ZPE, Paulo Roberto Cardoso, informou que faltam apenas alguns ajustes para que seja possível o início do tratamento de resíduos industriais e a produção de água tratada nas estações exclusivas da zona, que fica a cerca de nove quilômetros do Rio Parnaíba.

As novas obras incluem também pavimentação asfáltica, pátio de manobras, eletrificação industrial. Outras obras físicas já foram concluídas, como o galpão da Receita Federal para o serviço de triagem dos produtos, antes de serem liberados para exportação, os prédios administrativos e outros órgãos indispensáveis em uma área de livre comércio com o exterior.

Além dessas, outra etapa também importante, segundo o presidente da ZPE, está em fase avançada, que é o processo administrativo para aquisição e instalação do sistema de Tecnologia da Informação e Comunicação, seguindo padrão internacional exigido pela Receita Federal, que vai gerenciar toda a área alfandegada. 
No começo de janeiro, o governador Wellington Dias esteve reunido com o presidente da ZPE e estabeleceu o final do segundo semestre para a conclusão das obras e serviços necessários ao funcionamento da ZPE, já alfandegada.

Estágio atual

Embora ainda esteja em fase de implantação, a ZPE Parnaíba é uma das mais avançadas do país. Da área total de 313 hectares, está implantando 31,5 hectares, já totalmente estruturada com edificações, sistema viário, eletrificação industrial, redes de saneamento e abastecimento d’água e, por último, Estações de Tratamento D’água e de Tratamento de Esgotos.

De dez projetos industriais apresentados por indústrias exportadoras, três deles estão aprovados pelo Conselho das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), sendo que um deles já está implantado, que é a Indústria Agrocera, que beneficiará e exportará cera de carnaúba, com perspectiva de funcionamento neste semestre.

Os investimentos na ZPE Parnaíba estão sendo feito pelo Governo do Estado do Piauí, por intermédio da Companhia Administradora da ZPE. 

Produtos

O perfil dos investimentos privados esperados na ZPE Parnaíba contempla a industrialização nos ramos de fármaco químicos, cera de carnaúba, babaçu, couros e peles, alimentos, pedras preciosas e minérios, biocombustíveis e empresas na área de biotecnologia e nanotecnologia, além da perspectiva de abertura para o segmento de serviços na área de tecnologia da informação, estando este último item em fase de debates no Congresso Nacional.

 


17 / 02 / 2016 - as 13:11

A Azul Linhas Aéreas informou à Prefeitura de Parnaíba, através da Superintendência de Turismo que já deu entrada no novo pedido de Horário de Transporte (HOTRAN) para os vôos com destino e origem à Parnaíba.

Os vôos devem reiniciar no dia 08 de abril do corrente ano e sofrerá alterações na malha. O prefeito Florentino Neto e o Superintendente de Turismo Marcos Fonteles têm mantido frequentes contatos com a Azul, INFRAERO (Parnaíba, Brasília e Teresina) e Governo do Estado em esforço conjunto para manter a operação em Parnaíba, a despeito da crise que assola o setor.

A Azul recentemente publicou nota dando conta da devolução de 20 aeronaves aos fabricantes, bem como suscitando colaboradores a aderirem à licença não remunerada como forma de evitar demissões. A despeito do cenário, a companhia tem apontado como positiva a operação no Aeroporto Internacional Dr. João Silva Filho.

Fonte: cidadeverde.com


01 / 02 / 2016 - as 11:16

O mototaxista José Nilson Rodrigues Cruz, 34 anos, mais conhecido como “Keyton”, foi executado com quatro tiros por volta das 21h30 deste domingo (31/01) em frente a sua residência na Rua Edgar Martins, Bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba.

Segundo informações de moradores do local, Nilson estava em um bar próximo quando resolveu ir pra casa. Ele conduzia um moto Honda/CG 125 Fan KS, de cor preta, placa NIR 5995 Parnaíba (PI).

Quando chegou na frente da sua casa, dois homens em uma moto POP preta se aproximaram e um deles efetuou dois tiros, segundos depois foram efetuados mais dois. Os acusados fugiram em rumo ignorado.

O Comando de Operações Policiais Militares (COPOM) informou da ocorrência ao subtenente Jurandir Silva, oficial do Comando de Policiamento da Área (CPA). Este, por sua vez, isolou o local. A polícia suspeita que o crime possa ter ligação com o tráfico de entorpecentes.

Uma equipe do Núcleo de Perícia Criminal do do Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba analisou a cena do crime. José Nilson Rodrigues foi atingido com dois tiros nas costas, um no rosto e outro no ouvido esquerdo e ainda apresentava um corte em um dos braços. O corpo foi removido para o IML.

Fonte: 180graus



PUBLICIDADE