06 / 03 / 2019 - as 11:09

Crimes contra o meio ambiente e perturbação do sossego também são focos da Operação Carnaval 2019 do Centro Integrado de Segurança Pública. Várias reclamações contra o excesso de barulho provocado pelos paredões de som tiveram resposta imediata, principalmente através do Comando da CIPTUR e do Batalhão de Meio Ambiente.
 
De acordo com o Major Palhano, comandante da CIPTUR, foram registados no sábado (02) nove ocorrências de perturbação do sossego. Pelo menos dois acabaram em Termo Circunstanciado, um na praia do Coqueiro e outro em Cajueiro da Praia. Aos turistas tem sido alertado que é proibido o uso de paredões, salvo os que estão com alvará expedido pelo município.
 
“Paredão é totalmente ilegal e proibido em qualquer horário. A exceção são os blocos de rua que solicitaram autorização junto a Prefeitura de Luiz Correia e o Ministério Público para fazer os desfiles. Qualquer outro caso é considerado um crime ambiental e pode ter multas de até um salário mínimo e meio, além do reboque do equipamento”, explicou o Comandante da CIPTUR.
 
Major Palhano e as equipes do Batalhão de Meio Ambiente, além dos policiais civis e militares de plantão no Centro Integrado, tem feio o alerta aos turistas e visitado residências denunciadas pelo uso de paredões para orientar sobre a proibição.
 
“Advertimos e se preciso fazemos o TCO. Em caso de não obediência à Lei o paredão deve ser recolhido. O Ministério Público tem sido duro na aplicação das multas. Já tivemos caso que chegou a 10 salários mínimos para dono de paredão em Luiz Correia. Não queremos atrapalhar a brincadeira do Carnaval, mas é preciso evitar os abusos”, concluiu.

06 / 03 / 2019 - as 11:05

O carnaval no litoral piauiense foi um dos mais seguros dos últimos anos. Nos quatro dias de folia o Centro Integrado de Segurança Pública e a delegacia da cidade de Luís Correia registraram 86 boletins de ocorrências, deste 45,35% foi relacionado ao crime de furto de celular, residência e outros objetos. 19 pessoas registraram perda ou extravio de documento, oito boletins de ameaça, cinco colisão sem vítimas e duas pessoas roubadas. 
 
“ Repetindo os anos anteriores, o carnaval no litoral foi marcado pela ordem, seguiu de forma tranquila e pacífica. No ano passado não tivemos nenhuma morte e neste ano também não ocorreu nenhum registro de crime violento,  o que nos comprova a eficiência das forças de segurança pública presente no Centro Integrado nos principais eventos do estado”, relatou o coordenador do Centro, major Audivam Nunes, acrescentando que durante este período mais de 100 mil pessoas passaram pelo litoral piauiense. 
 
Ainda durante o carnaval, 11 pessoas registraram queixa crime por perturbação do sossego nas praias de Cajueiro da Praia e Coqueiro. 
 
“Precisamos agradecer e enaltecer a Polícia Civil, Policia Militar e Corpo de Bombeiros pelo trabalho realizado, que na verdade começou bem antes do carnaval, com operações que resultaram na prisão e apreensão de armas, munições e drogas que seriam comercializadas no carnaval do litoral. Os piauienses e os turistas que aqui estiveram puderam aproveitar de forma segura”, concluiu o secretário de segurança Rubens Pereira 
 
O Centro Integrado de Segurança  funcionou durante 24horas,  contou com um apoio de 250 Policiais Militares, Policiais Civis e do Corpo de Bombeiros durante o período de festas, um reforço que somou aos cerca de 100 PMs do 2º Batalhão e da CIPTUR. Na ocasião também foram montadas em vários trechos Blitz educativas.

23 / 02 / 2019 - as 12:07

A Polícia Civil do Piauí através da DEPRE- Delegacia Especializada de Prevenção e Repressão a Entorpecentes, com apoio da DHTL- Delegacia de Homicídios,Tráfico de drogas e Latrocínio, após denúncia recebida pelo aplicativo DEPRE/DH apreendeu na noite desta sexta (22), 110 tabletes de maconha em Luís Correia/PI.
 
A apreensão ocorreu por volta das 21 horas numa casa do bairro Cearazinho pela equipe do Delegado Eduardo Aquino. Segundo o Coordenador da DEPRE, Delegado Cadena Jr o local servia de depósito e ninguém foi preso no momento, a droga estava guardada para ser distribuída e vendida durante o Carnaval. As investigações continuam para identificar e prender os responsáveis pela droga.
 
 
 

23 / 02 / 2019 - as 12:07

A Polícia Civil do Piauí através da DEPRE- Delegacia Especializada de Prevenção e Repressão a Entorpecentes, com apoio da DHTL- Delegacia de Homicídios,Tráfico de drogas e Latrocínio, após denúncia recebida pelo aplicativo DEPRE/DH apreendeu na noite desta sexta (22), 110 tabletes de maconha em Luís Correia/PI.
 
A apreensão ocorreu por volta das 21 horas numa casa do bairro Cearazinho pela equipe do Delegado Eduardo Aquino. Segundo o Coordenador da DEPRE, Delegado Cadena Jr o local servia de depósito e ninguém foi preso no momento, a droga estava guardada para ser distribuída e vendida durante o Carnaval. As investigações continuam para identificar e prender os responsáveis pela droga.
 
 
 

22 / 02 / 2019 - as 09:51

O Cabo Agnaldo conhecido por liderar a ABECS (Associação dos Cabos e Soldados do Piauí) por muitos anos foi encontrado agonizando nessa sexta-feira, 22, em casa no bairro Ilhotas em Teresina pela própria esposa. Ela  pediu socorro aos colegas dele militares. Junto dele foi encontrada uma pistola e agora as investigações estão a cargo da polícia civil.

presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e dos Bombeiros do Piauí (Abecs), cabo Agnaldo José de Oliveira, foi preso em dezembro do ano passado acusado de estelionato. O mandado de prisão foi decretado pela juíza Valdênia Moura Marques de Sá, da 9ª Vara Criminal de Teresina.

Ele foi preso e ficou 15 dias no presídio militar e liberado para responder o processo  em liberdade.

Hoje, 22, teria uma audiência na corregedoria da Polícia Militar.

Redação Portalfato


20 / 02 / 2019 - as 17:15

A audiência de instrução e julgamento da dentista Delzuite Ribeiro de Macêdo, foi marcada para o dia 27 de fevereiro na 1ª Vara da Comarca de São Raimundo Nonato. O juiz responsável pelo caso será Carlos Bezerra Chagas.  Delzuite está presa na Penitenciária Feminina de Teresina, pelo crime de racismo, injúria, ameaça e lesão corporal contra uma mulher e uma bebê de apenas um mês de vida.

suspeita foi presa no inicio do mês de fevereiro, após um mandado de prisão expedido pela justiça do Piauí. Delzuite já tinha sido presa em junho de 2018, mas foi presa novamente por voltar a fazer ameaças contra as vítimas. O Ministério Público do Piauí resolveu então pedir a prisão preventiva da dentista.

O juiz destacou em sua decisão que é preciso assegurar a aplicação da lei penal, como também o fato de que não se sabe o local onde a dentista está depois de ter acabado o prazo de prisão temporária.

caso repercutiu nacionalmente depois que a denunciada publicou texto de cunho racista em uma rede social. Durante as investigações, apurou-se que a ré ofendeu e ameaçou verbalmente uma colega dentista, prometendo causar-lhe mal. Pouco depois, Delzuite Ribeiro de Macêdo arremessou uma tesoura de costura contra o veículo em que se encontrava a vítima, bem como seu marido e a filha de ambos, que tinha apenas um mês de idade.

meionorte

 


17 / 02 / 2019 - as 15:39

*Corpo de Bombeiros atua no resgate de famílias em Parnaíba*
 
O efetivo do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros tem atuado junto a Defesa Civil do Município de Parnaíba no apoio à população que tem sofrido com as fortes chuvas  que têm atingindo o litoral piauiense trazendo muitos transtornos nos últimos dias.
 
Desde as primeiras horas deste domingo (17), equipes estão trabalhando e fazendo a retirada das famílias das residências alagadas e também o levantamento dos casos. De acordo com o Major Rivelino de Moura, muitas casas ficaram alagadas e famílias foram desalojadas, sendo abrigadas por parentes. 
 
“Os locais mais críticos até o momento são os bairros Piauí e Vazantinha, Fazendinha e São Vicente de Paula. “Todo o efetivo do 2º Batalhão está envolvido, em regime de escala, para apoiar, resgatar e dar informações à população”, comenta o major.
 
Major Rivelino alerta à população para os cuidados que devem ser tomados em momentos como estes. “A principal indicação é que liguem para o telefone 193, dando as principais informações e o endereço, com ponto de referência, para que o Corpo de Bombeiros possa fazer o resgate com rapidez e segurança, utilizando inclusive embarcações caso seja necessário. Indicamos ainda que as pessoas não tentem atravessar as ruas alagadas e que desliguem o disjuntor de energia para que não corra o risco de choques elétricos”, enfatiza.
 
“Graças a Deus mesmo com a queda de árvores e os prejuízos materiais, não foi registrado nenhum caso de pessoas feridas. Assim que as águas baixarem a maioria das  famílias já podem retornar às suas residências”, conclui o major do Corpo de Bombeiros.

17 / 02 / 2019 - as 11:13

Um jovem identificado apenas como Danilo, morreu na tarde do último sábado (16) após colidir a motocicleta que estava pilotando em um poste no Centro do nunicípio de Beneditinos à 91 km de Teresina.

Segundo informações da Polícia Militar, o acidente ocorreu após o motociclista passar por uma viatura da PM e receber a ordem de parar o veículo, o jovem desrespeitou a ordem, acelerou a motocicleta, levantou pneu e colidiu em alta velocidade em um poste na Avenida Lidia de Alencar Magalhães.

Danilo não estava sozinho, andava com outra pessoa na garupa do veículo, e com a pancada quebrou o braço esquerdo e teve várias escoriações pelo corpo.

A ambulância foi acionada imediatamente, logo chegou à equipe médica e constataram que a vitima não tinha mais vida, e a outra vitima do acidente foi socorrido para o Hospital Municipal.

O Instituto de Medicina Legal – IML foi acionado e realizou a remoção do corpo e o encaminhou para Teresina.

 

portal

 



PUBLICIDADE