19 / 02 / 2016 - as 12:32

Um dos principais projetos para o desenvolvimento do Piauí, considerado prioridade pelo governador Wellington Dias, se encontra na fase de obras complementares. A Zona de Processamento de Exportação do Piauí, a ZPE Parnaíba, está concluindo as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e de Tratamento de Água (ETA), que já estão interligadas à rede de abastecimento de água e de saneamento básico, respectivamente, abrangendo todo o parque industrial, num módulo inicial de 31,5 hectares, expansível até 313 hectares.

O presidente da ZPE, Paulo Roberto Cardoso, informou que faltam apenas alguns ajustes para que seja possível o início do tratamento de resíduos industriais e a produção de água tratada nas estações exclusivas da zona, que fica a cerca de nove quilômetros do Rio Parnaíba.

As novas obras incluem também pavimentação asfáltica, pátio de manobras, eletrificação industrial. Outras obras físicas já foram concluídas, como o galpão da Receita Federal para o serviço de triagem dos produtos, antes de serem liberados para exportação, os prédios administrativos e outros órgãos indispensáveis em uma área de livre comércio com o exterior.

Além dessas, outra etapa também importante, segundo o presidente da ZPE, está em fase avançada, que é o processo administrativo para aquisição e instalação do sistema de Tecnologia da Informação e Comunicação, seguindo padrão internacional exigido pela Receita Federal, que vai gerenciar toda a área alfandegada. 
No começo de janeiro, o governador Wellington Dias esteve reunido com o presidente da ZPE e estabeleceu o final do segundo semestre para a conclusão das obras e serviços necessários ao funcionamento da ZPE, já alfandegada.

Estágio atual

Embora ainda esteja em fase de implantação, a ZPE Parnaíba é uma das mais avançadas do país. Da área total de 313 hectares, está implantando 31,5 hectares, já totalmente estruturada com edificações, sistema viário, eletrificação industrial, redes de saneamento e abastecimento d’água e, por último, Estações de Tratamento D’água e de Tratamento de Esgotos.

De dez projetos industriais apresentados por indústrias exportadoras, três deles estão aprovados pelo Conselho das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), sendo que um deles já está implantado, que é a Indústria Agrocera, que beneficiará e exportará cera de carnaúba, com perspectiva de funcionamento neste semestre.

Os investimentos na ZPE Parnaíba estão sendo feito pelo Governo do Estado do Piauí, por intermédio da Companhia Administradora da ZPE. 

Produtos

O perfil dos investimentos privados esperados na ZPE Parnaíba contempla a industrialização nos ramos de fármaco químicos, cera de carnaúba, babaçu, couros e peles, alimentos, pedras preciosas e minérios, biocombustíveis e empresas na área de biotecnologia e nanotecnologia, além da perspectiva de abertura para o segmento de serviços na área de tecnologia da informação, estando este último item em fase de debates no Congresso Nacional.

 


17 / 02 / 2016 - as 13:11

A Azul Linhas Aéreas informou à Prefeitura de Parnaíba, através da Superintendência de Turismo que já deu entrada no novo pedido de Horário de Transporte (HOTRAN) para os vôos com destino e origem à Parnaíba.

Os vôos devem reiniciar no dia 08 de abril do corrente ano e sofrerá alterações na malha. O prefeito Florentino Neto e o Superintendente de Turismo Marcos Fonteles têm mantido frequentes contatos com a Azul, INFRAERO (Parnaíba, Brasília e Teresina) e Governo do Estado em esforço conjunto para manter a operação em Parnaíba, a despeito da crise que assola o setor.

A Azul recentemente publicou nota dando conta da devolução de 20 aeronaves aos fabricantes, bem como suscitando colaboradores a aderirem à licença não remunerada como forma de evitar demissões. A despeito do cenário, a companhia tem apontado como positiva a operação no Aeroporto Internacional Dr. João Silva Filho.

Fonte: cidadeverde.com


01 / 02 / 2016 - as 11:16

O mototaxista José Nilson Rodrigues Cruz, 34 anos, mais conhecido como “Keyton”, foi executado com quatro tiros por volta das 21h30 deste domingo (31/01) em frente a sua residência na Rua Edgar Martins, Bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba.

Segundo informações de moradores do local, Nilson estava em um bar próximo quando resolveu ir pra casa. Ele conduzia um moto Honda/CG 125 Fan KS, de cor preta, placa NIR 5995 Parnaíba (PI).

Quando chegou na frente da sua casa, dois homens em uma moto POP preta se aproximaram e um deles efetuou dois tiros, segundos depois foram efetuados mais dois. Os acusados fugiram em rumo ignorado.

O Comando de Operações Policiais Militares (COPOM) informou da ocorrência ao subtenente Jurandir Silva, oficial do Comando de Policiamento da Área (CPA). Este, por sua vez, isolou o local. A polícia suspeita que o crime possa ter ligação com o tráfico de entorpecentes.

Uma equipe do Núcleo de Perícia Criminal do do Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba analisou a cena do crime. José Nilson Rodrigues foi atingido com dois tiros nas costas, um no rosto e outro no ouvido esquerdo e ainda apresentava um corte em um dos braços. O corpo foi removido para o IML.

Fonte: 180graus


21 / 12 / 2015 - as 10:20

Um vídeo que mostra a briga entre um médico e um advogado na cidade de Parnaíba chamou a atenção dos piauienses. Nas imagens, que foram gravadas na madrugada de sábado(19) por um aparelho celular, o advogado Micael Brito agride o médico Andrey Gonçalves com chutes e pontapés na cabeça. As cenas mostram que mesmo com o médico caído no chão, o advogado continua com a agressão.  

As informações são de que após saírem de uma festa, ambos estavam em um restaurante localizado na avenida São Sebastião, uma das mais movimentadas da cidade. 

A briga teria começado após supostamente o advogado ter arremessado uma bolinha de papel na mesa em que o grupo de amigos do médico estaria; até o momento não sabem se foi ou não intencional. Andrey Gonçalves irritou-se com a situação e foi até o advogado questionar a ação.  A confusão tomou de conta do local. 

Celso Gonçalves, advogado do médico, informou ao Notícia da Manhã que Andrey teve fraturas na face e lesões na arcada dentária e entrará com uma representação junto a Ordem dos Advogados do Brasil contra Micael. “Contra uma imagem não há argumentos, o médico foi agredido. Foi uma clara tentativa de homicídio”, acrescentou.  

A reportagem entrou em contato com o suposto agressor, mas o mesmo não compareceu ao local marcado para a entrevista ao vivo. 

veja o vídeo:

 


07 / 12 / 2015 - as 11:52

Equipes do Corpo de Bombeiros realizam buscas pelo corpo do jovem identificado como Tiago Oliveira Dourado que desapareceu na Praia de Atalaia, em Parnaíba, na tarde de domingo (06). Amigos da vítima informaram que ainda entraram na água para tentar resgatá-lo, mas não conseguiram retirar o jovem do mar. 

Testemunhas acreditam que ele tenha caído em um buraco e desaparecido. O afogamento ocorreu por volta das 16h30 e equipes de salvamento fizeram buscas até o início da noite, mas o corpo não foi encontrado. 

"Foi uma fatalidade. A equipe do Corpo de Bombeiros que foi ao local apurou que a vítima teria avançado além do local considerado seguro. Outras duas pessoas tentaram salvá-lo, mas não conseguiram", disse o major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba. 

As buscas pelo corpo de Tiago de Oliveira serão retomadas na manhã desta segunda-feira (07). 

Fonte: cidadeverde.com


27 / 10 / 2015 - as 11:41

O professor de História João Carlos Araújo, de Parnaíba, litoral do Piauí, perdeu o empregoapós denúncias de três alunas que disseram ter sido vítimas de assédio por parte do professor. Ele teria pedido fotografias das garotas nuas. De acordo com o advogado do docente, Joaquim Magalhães, a adolescente que primeiro fez as denúncias teria voltado atrás nas denúncias. 

"Sabemos que esses casos têm uma repercussao muito grande. É preciso ver cada caso. Ele é professor do sexto [ano do ensino fundamental] ao terceiro ano [do ensino médio]. São cerca de 600 alunos e houve essa denúncia de 3 alunas. A denúncia partiu primeiro de uma aluna baseada em uma conversa que ela fez um print e ele perguntou se ela estava de camisola. Depois da denúncia dela é que duas outras alunas foram sugerir que o professor teria tido conversas com pedidos [de fotos], mas sem provas. Apenas um print dessa aluna existe como prova e nessas outras conversas não há conotação sexual", afirmou o advogado. 

De acordo com o advogado, o professor teria pedido a foto de um dos animais domésticos da aluna e não uma imagem íntima.  

"A adolescente desmentiu em uma gravação, disse que seria outro contexto, que seria a foto de um animal doméstico, sem apelo sexual", disse. 

Ele declarou ainda que o fato não constitui crime. "Inclusive as pessoas falam muito em pedofilia, mas esse é um termo médico, relativo a pessoas doentes e colocaram de forma que destruiu a vida desse rapaz. A tipificação não existe, não é pedir para uma menor tirar foto em benefício próprio e a produção de imagens se aplica apenas a adolescentes maiores de 12 anos", declarou. 

Fonte: cidadeverde.com


12 / 10 / 2015 - as 10:41

A Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR) registrou duas mortes na praia de Atalaia em Luís Correia, durante o feriadão. O último caso aconteceu neste domingo (11). Um homem identificado como Antônio Milton Lopes das Chagas, 38 anos, de Teresina, morreu após ser puxado por uma onda. Populares que estavam próximo fizeram o resgate da vítima.

“Uma onda puxou ele pra dentro, quando conseguiram puxar de volta tentaram reanima-lo. Quando nós chegamos fizemos alguns procedimentos e botamos na viatura. A esposa nos acompanhou. No caminho cruzamos com uma ambulância do SAMU e transferimos o rapaz. Mas antes de chegar ao hospital tivemos a informação que ele tinha morrido”, disse o comandante da CIPTUR, major Pacífico.

De acordo com a polícia, o rapaz morava no residencial Leonel Brizola, em Teresina, e estava no litoral para passar o feriado prolongado. 

Outro caso

A outra morte por afogamento aconteceu no sábado. Um homem identificado como Saul Junior, de aproximadamente 44 anos, foi encontrado morto na praia de Atalaia por volta das 10h30. Ele era natural de Campo Maior. Hipertenso, ele teria sofrido uma parada cardíaca, o que culminou com o afogamento.

Banhistas devem ficar atentos a buracos nas praias do Piauí

Nesta época do ano é comum no litoral do Piauí a formação de buracos nas praias. Os fortes ventos e a maré violenta estão diretamente relacionados a isso.  Dependendo da profundidade pode resultar em afogamento, justamente o que aconteceu neste domingo (11) com o turista de Teresina, Antônio Milton Lopes das Chagas, 38 anos. Ele morreu após ser tragado por uma onda na Praia de Atalaia. Por conta da grande movimentação de turistas, o Corpo de Bombeiros alerta para os perigos dos buracos.

“Estamos em período de maré violenta e vento muito forte. A chamada marola cresce de tamanho e velocidade. Temos uma corrente marítima que passa nas proximidades da nossa orla. Quando a maré seca, ela puxa e aparecem os buracos. Eles são causados devido à forte pancada de vento e, consequentemente, o aumento da força da maré. É o que está acontecendo agora em Luís Correia", explica o sargento Edvan Conrado, que trabalha no Corpo de Bombeiros há 25 anos.

Mergulhador há 10 anos, ele ressalta que as praias do Piauí são as mais tranquilas do litoral brasileiro, mas requer cuidados antes de o turista entrar na água. “Temos as praias mais tranquilas do Brasil, mas o turista deve ficar atento antes de entrar. Deve inspecionar e pedir informações aos donos das barracas. Eles têm noção dos locais que formam buracos. Quando a maré está enchendo e uma pessoa cai no buraco entra em pânico e se afoga”, alerta o sargento.

Outra orientação é evitar tomar banho de estômago cheio e após consumir bebidas alcoólicas. “Nesses casos, a pessoa entra em exaustão mais rápido. Qualquer pânico que ela tiver, começa a beber água”, afirma.

Já em relação às crianças, os cuidados devem ser redobrados. Nunca deixar adentrar o mar sozinho. “É como dizem: criança cega à gente. Todo cuidado é pouco. Os responsáveis devem estar sempre do lado”, orienta o sargento.

Fonte: cidadeverde.com


26 / 08 / 2015 - as 08:22

Dirigentes da FETAG-PI participam de 24 a 28 deste mês, do II Módulo do Projeto Sementes dos Saberes Agroecológico e I Módulo do Projeto Juventudes Agrária. O encontro está sendo realizado em Parnaíba-PI, e tem como tema “ Construção de Conhecimentos de extensão rural na perspectiva agroecológica.

De acordo com a Secretária de Jovens da FETAG-PI, Maria das Dôres Monteiro, participam da atividade, cerca de 180 jovens de 23 municípios dos territórios dos Cocais e Planície Litorânea.



PUBLICIDADE