09 / 01 / 2018 - as 19:50

A 5ª Delegacia Regional de Policia Civil – 5ª DRPC, por meio de sua equipe de Investigação, deu cumprimento a recaptura de dois foragidos do Sistema Prisional Estadual, fugitivos da Colônia Agrícola Major Cesar de Oliveira, em Altos – PI.

 Por conta de serem Semiabertos, os presos encontram facilidades nas fugas pelas cercas aos fundos, que apresentam avarias, segundo os próprios presos. O primeiro recapturado foi José Cardoso da Silva Filho, conhecido por José Filho, (camisa preta) que fugiu no mês de dezembro de 2017.

O segundo, Robson Alves de Jesus, também estava foragido da Major Cesar. Contra esse já existem suspeitas de envolvimentos com outros crimes de roubos nesta cidade. O mesmo esta com uma lesão corporal no braço, fruto de provável confronto com a polícia numa cidade próxima a Campo Maior, após praticas delitivas.

Serão informados o Ministério Público Estadual e o Juízo Criminal da Comarca de Campo Maior- PI, a fim de tomarem providências sobre constantes fugas ocorridas no Sistema Prisional, que acarretam possibilidade de novos crimes praticados por pessoas que deveriam estar cumprimento pena pelos crimes já cometidos.

Assim, a Polícia Civil reafirma o compromisso de manter e zelar pela paz e a ordem da cidade de Campo Maior – PI. 

Com informações Ascom DRPC


09 / 01 / 2018 - as 14:51

O Prefeito Professor Ribinha desde que assumiu seu mandato vem trabalhando drenagens nas vias públicas, consderados pontos críticos, como ações do Plano de Saneamento Básico da cidade, resolvendo inúmeros problemas em locais que causam grandes acúmulos de água nos períodos chuvosos e transtornos para a população.

Na Rua João Crisóstomo, com a Cônego Gastão, onde as águas das chuvas faltavam invadir residências, o prefeito está resolvendo o problema por meio do Sistema de Abastecimento de Água - SAAE.

É uma grande obra de drenagem no trecho que vai dar tranquilidade aos moradores. Segundo o diretor do SAAE, João Lima, o Plano de Saneamento no país envolve quatros segmentos: àgua, esgotos, drenagem urbana e resíduos sólidos.

“No caso de Campo Maior, que o município é o titular destes serviços, o SAAE, que já vinha com fornecimento de água e tratamentos dos esgotos, também recebeu a responsabilidade de cuidar da drenagem urbana, que significa dizer, as águas pluviais”, explicou o diretor.

A ação visa dar a destinação, fazer canalização, as bueiras e tratar as águas das chuvas, que passam pelas vias públicas. “Nós já fizemos esta obra em diversos pontos da cidade, nos mais críticos, porque trabalhamos dentro da realidade do município”, explicou o diretor João Lima.

 

Dona de casa Maria do Socorro - da Rua João Crisóstomo com a Cõnego Gastão. Ela conhece os problemas como ninguém...

 

De acordo com o prefeito Ribinha, foram feitos 300 metros de drenagem no bairro Cariri, melhorias no Bairro Santa Cruz, na Vila Mariana, no São João e agora estão dando continuidade para retirar a lagoa que existe no período das chuvas nas Ruas Cônego Gastão, João Crisóstomo e Mestre Miguel Rosa.

“Com esta obra, algo em torno de 210 metros de rede canalizada de águas pluviais, vamos acabar com o transtorno dos moradores, principalmente da Rua João Crisóstómo, principal corredor de acesso a Igreja das Mercês e ao cemitério do Bairros São João”, ressaltou o prefeito.

A obra tem uma extensão de 780 metros, saí do São João, pega a divisa do Bairro de Lourdes e vai até o Água Azul, onde passa o córrego, que também precisa ser canalizado. O diretor do SAAE destacou, que estes trabalhos vão acabar pondo fim aos lixões, porque estão sendo aterrados os terrenos, mesmo particulares, para não haver interesse maior por parte da população em jogar lixos.

“Se a gente retira as condições que favorecem ao acúmulo de lixo, estaremos cuidando do saneamento e da saúde pública do município. A água  da galeria seguirá o curso natural e vai desembocar no rio Surubim.  São galerias de concreto armados e poços de visitas, para facilitar a manutenção caso haja descuido da população, em deixar o lixo cair nas bueiras causando inundações”, mostrou Lima.

Por enquanto a obra é custeada com recursos do município e o do SAAE, aguardando ajuda do governo federal. Enquanto não chega, os serviços continuam custeados pelo poder municipál. A dona de casa, Maria do Socorro, da Rua João Crisóstomo declarou que o problema era grande para as famílias. "Era horrível, as ruas cheias de água, especialmente na porta das casas, sem falar nos acidentes de motocicletas, que deslizavam por conta da água", comentou.

O prefeito Ribinha e o diretor do SAAE - João Lima vistoriam a obra...

 Texto e Fotos: Valdamir Alvarenga

 


09 / 01 / 2018 - as 14:26

O Grupo de Controle do Tabagismo desenvolvido pela Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Saúde tem chamado a atenção pelos bons resultados e é referência em todo o Piauí. Os dados referentes a 2017 revelam que 65% dos participantes do programa abandonaram o vício em cigarro. O tratamento tem duração de um ano e é composto por avaliação clínica feita pela equipe multiprofissional.

Nessa terça-feira 9/01, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de União-PI, composta pela médica Layanne Cavalcante de Moura, pela Psicóloga Graziela da Cruz Sampaio, pela Enfermeira Margarete Rodrigues e pela Assistente Social Maria do Socorro Rodrigues, estiveram visitando o Grupo de Controle do Tabagismo de Campo Maior para participar de uma Oficina de Capacitação e obter conhecimentos para agregar ao programa desenvolvido na cidade de União. 

Com informações Ascom prefeitura


09 / 01 / 2018 - as 11:52

Na manhã desta segunda-feira, (08/01) o secretário municipal de Saúde Marcelo Miranda se reuniu com a equipe do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS de Campo Maior, para definir ações de atendimentos aos usuários. Na oportunidade, tanto os servidores como os pacientes agradeceram ao prefeito Professor Ribinha e ao secretário pelo presente que o Centro recebeu no final do ano de 2017, um Smart TV, solicitação dos pacientes, que vai servir de terapia, somando-se a outras atividades que serão desenvolvidas pelo CAPS em 2018.

Em 2017 além dos atendimentos médicos, a Secretaria Municipal de Saúde realizou palestras, cursos, e oficinas de Fortalecimento de Vínculos voltado para a família. O secretário de Saúde, Marcelo Miranda destacou a importância desses trabalhos na recuperação dos usuários do serviço. 

“São trabalhos, baseados em metodologia preventiva voltada para as famílias. Atualmente com as mudanças culturais e sociais, surgem outros instrumentos de fortalecer a família na sociedade. No ano passado a Secretaria promoveu  diferentes atividades voltads para os familiares dos usuários do CAPS. O objetivo é que as famílias tenham progressivamente mais habilidade para lidar com os conflitos e dar suporte mútuo expressando afeto, amor sem abrir mão dos limites necessários”, destacou Marcelo Miranda.

Texto e Fotos: Valdamir Alvarenga


08 / 01 / 2018 - as 12:38

O campeonato do Alto do Meio abre as atividades esportivas de 2018 em Campo Maior. A prefeitura de Campo Maior promove esse e outras duas  tradicionais competições nesse inicio de ano.

Além do Alto do Meio também está sendo promovido o campeonato da Mundica e também Pau Arrastado. O prefeito Ribinha, prestigiou na tarde de sábado (6), a abertura do Alto do Meio.

Informações Ascom Prefeitura


05 / 01 / 2018 - as 12:22

O Portalfato recebeu a informação de que o ex prefeito da cidade de Campo Maior, Cesar Melo, irá lançar sua pré- candidatura a governador do Piauí.
 
Segundo o ex prefeito, ele será o primeiro filho de Campo Maior a se candidatar a governador do Estado. “A minha candidatura foi lançada por amor, segurança e a certeza que nada me impede de disputar o governo do estado, no mesmo nível que qualquer um dos candidatos que estão ai se apresentando”, disse.
 
César Melo diz que respeita  a todos mais nenhum tem mais competência, honestidade e conhecimento do Piauí, do que ele. “Posso dizer que serei o primeiro governador, nascido em de Campo Maior, mas não é só por ser filho da honrosa terra dos carnaubais, mas é porque estou preparado”, concluiu.
 
Redação Portalfato

05 / 01 / 2018 - as 11:03

O Prefeito Professor Ribinha e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Miranda, se reuniram nessa quinta-feira (4), com o corpo administrativos de gerentes, coordenadores e supervisores da Secretaria Municipal de Saúde, para discutir os indicadores, metas e ações propostas para o ano de 2018.

O secretário Marcelo informou que pretende melhorar os indicadores da atenção básica, promover atendimento humanizado nas unidades de saúde de Campo Maior e potencializar e ampliar os serviços ofertados à população.

Ribinha lembra que 2017 foi um ano muito bom para saúde, mas os indicadores devem ser superados em 2018 para que a população possa ter um atendimento de excelência.

Marcelo Miranda destacou  ainda que o planejamento de ações de saúde é realizado em três etapas, sendo a primeira com o corpo administrativo, a segunda com todos os profissionais de saúde e a terceira com a apreciação do Conselho Municipal de Saúde.

Fonte: Ascom prefeitura

 


05 / 01 / 2018 - as 09:39

Um homem identificado por Eulálio Pereira dos Santos, 57 anos, mais conhecido como Antônio da Ana, foi morto com 9 tiros de pistola, durante a madrugada dessa sexta-feira, 05.01. O assassinato foi praticado por dois homens que chegaram à casa da vítima, no Bairro Califórnia, em Campo Maior, e dispararam quando Eulálio abriu a porta.

De acordo com o capitão Paulo, subcomandante do 15º BPM, o crime aconteceu por volta das 2 horas dessa sexta. Vizinhos ouviram os disparos e ao sair de casa ainda conseguiram ver duas pessoas correndo na rua. O chinelo de um dos assassinos foi deixado no local do crime, o que será usado pela polícia como pista.

Paulo informa que, logo após a Polícia Militar ser informada, isolou o local do crime e comunicou o delito a Polícia Civil. Policiais ainda fizeram buscas, mas não conseguiram identificar e prender os criminosos.

O capitão informou para a nossa reportagem que Antônio da Ana tinha histórico policial com o tráfico de drogas, o que está sendo uma linha de investigação da polícia. “Ele já tinha sido preso por tráfico de drogas e respondia a processos por esse crime”, detalhou o subcomandante do 15º BPM.

Com informações do Portalcampomaior



PUBLICIDADE