20 / 02 / 2017 - as 08:18

A Prefeitura de Cocal de Telha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Departamento Municipal de Combate a Endemias com apoio das demais secretarias e departamentos municipais, realizará nesta Segunda-Feira, dia 20 de Fevereiro, uma grande mobilização de combate ao Mosquito da Dengue.

Dia “D” de Combate ao Mosquito da Dengue terá sua concentração na sede da Secretaria Municipal de Saúde, antigo Posto de Saúde a partir das 8 horas da manhã e contará com participações de servidores das secretarias municipais da Educação e alunos das Escolas Municipais Anísio Teodoro da silva (6º ao 9º Ano)  e Costa e Silva (1º ao 5º Ano), Equipe de limpeza da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, Departamento Municipal de Endemias, Agentes de Saúde e vários outros servidores. Serão distribuídos sacos para coleta de lixo, panfletos com orientações de combate ao mosquito e ainda orientações sobre a limpeza pública e coleta de lixo.

A iniciativa leva em consideração que nos ultimo a cidade de Cocal de Telha somente teve confirmado dois casos de dengue e em poucas residências ocorreu incidências com a larvas do mosquito. Já no início deste ano o Departamento de Endemias emitiu um alerta sobre o aumento da proliferação do mosquito e imediatamente a SMS reuniu os agentes para intensificar o combate a larva para não deixar o mosquito nascer. A campanha terá início na sede do município, centro e todos os bairros receberão a equipe da SMS e de Endemias para o combate direto ao mosquito.

O trabalho seguirá durante os próximos dias sendo estendido também para a zona rural. Em seguida, a frente de trabalho se manterá ativa realizando palestras e campanhas nas escolas, sede de associações e sindicatos. O mutirão envolverá servidores, veículos e máquinas da prefeitura.

Ascom
 
 

17 / 02 / 2017 - as 11:36

Os vereadores de Cocal de Telha retornaram suas atividades na noite desta Quarta-Feira(15) no plenário da Câmara Municipal, com abertura do ano legislativo de 2017. A sessão foi presidida pelo Vereador Valdinar Martins, que reassume a presidência do poder legislativo pela segunda vez em seu sexto mandato de vereador. A sessão contou com a presença da Prefeita Ana Célia e do Vice-prefeito Kilson Oliveira.

 

O Vereador Valdinar Martins, presidente da Câmara no início da sessão fez a leitura de sua mensagem e pontificou o desejo de presidir o poder legislativo de maneira transparente, eficiente, harmônico e pacífico. Defendeu a parceria com o poder executivo e enfatizou que acredita na atual administração municipal, da prefeita Ana Célia e do Vice Kilson Oliveira estando dispostos a apoiar, junto aos demais vereadores, o desenvolvimento e crescimento de Cocal de Telha.

 

Todos os vereadores utilizaram a tribuna para discursarem e destacaram as conquistas vividas pela cidade graças à boa administração da Prefeita Ana Célia. Todos enfatizaram as mudanças para melhor proporcionada pela gestão da prefeita. Já os vereadores de oposição foram unanimes em destacar o bom trabalho da gestora municipal frente a prefeitura e reafirmaram que na Câmara de Vereadores serão oposição, no entanto uma “oposição” feita com respeito, responsabilidade e com justiça.

 

 

 

 

Ascom

 


17 / 02 / 2017 - as 11:31

A prefeita Ana Célia fez a leitura de sua mensagem durante a Sessão Solene de abertura do Ano Legislativo e destacou o trabalho realizado no seu primeiro mandato citando diversas obras e avanços em setores importantes. Ela citou suas prioridades para o seu segundo mandato que planeja muito mais trabalho e dias melhores para a cidade. A prefeita encerrou solicitando dos vereadores uma parceria para o bem do povo cocatelhense e convocou o legislativo para defender os interesses do município e esquecer os interesses pessoais numa prova de compromisso.

 

 

Vice-prefeito Kilson Oliveira disse que o município vive um momento de avanços graças a boa administração municipal. Ele enfatizou a parceria com o executivo nos último quatro anos promovido pelo bem da cidade enquanto foi presidente da Câmara de Vereadores e disse que o povo cocatelhense soube escolher muito bem seus representantes para esta legislatura e mandato. Ele pediu aos vereadores presentes empenho em defender projetos que beneficiem o povo de Cocal de Telha e que façam um debate saudável e harmonioso. Encerrou.

 

 

A sessão contou com a presença de todos os vereadores e foi presidida pelo Vereador Valdinar Martins. No plenário estavam presentes diversos secretários municipais, chefes de departamentos, funcionários públicos, representantes de sindicatos, associações, igrejas, funcionários públicos e familiares dos vereadores.

 

 

Ascom

 


15 / 02 / 2017 - as 17:53

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM/TCEPI) é um indicador concebido pelo Tribunal de Contas do Estado Do Piauí (TCEPI) que avalia a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores das 224 prefeituras piauienses. Inédito no âmbito das Cortes de Contas do Brasil, tem como objetivo verificar se a visão e objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva e, com isso, oferecer elementos importantes para auxiliar e subsidiar a ação fiscalizatória exercida pelo controle externo.

O IEGM é formado por 7 índices setoriais, consolidados em um único indicador com foco na análise da infraestrutura e dos processos nos municípios. São eles: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção ao Meio Ambiente, Cidadãos e Tecnologia da Informação).

Resultado do primeiro IEGM/PI, que está sendo apresentado nos cursos e eventos do TCE-PI, mostra que o Piauí atingiu a média de 0,52 na avaliação dos municípios, numa pontuação que vai de 0 a 1. A maior média alcançada pelos municípios do Piauí foi nas dimensões de Saúde e Gestão Fiscal, que se refere à faixa de efetividade.

O resultado evidencia a concentração dos municípios piauienses na faixa C+ (em fase de adequação), com 72 cidades (50% dos que preencheram o IEGM) nesta situação. Constata-se também a ausência de municípios situados nas faixas A (altamente efetiva) e B+ (Muito efetiva). Por outro lado, destaca-se como ponto de atenção a média de 0,27 obtida na dimensão i-Cidade, correspondendo à faixa C (baixo nível de adequação).

Os municípios piauienses que alcançaram média B foram Água Branca, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Cajueiro da Praia, Campo Grande do Piauí, Cocal de Telha, Colônia do Gurguéia, Conceição do Canindé, Corrente, Elesbão Veloso, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Oeiras, Parnaguá, São Miguel do Tapuio, Teresina e Vila Nova do Piauí.

O resultado obtido pela cidade de Cocal de Telha estando a frente de cidades como Campo Maior, Teresina, Piripiri, Picos, Parnaíba e diversas outras, aparecendo em 6ª posição entre os municípios com médio B, considerada efetiva, foi recebida de maneira positiva pela gestora do município, prefeita Ana Célia. Segundo ela, o destaque se deve ao compromisso com a gestão e empenho de sua equipe administrativa. Segundo o ranking do MPF o município de Cocal de Telha está entre os 10 mais transparentes de todo o estado do Piauí com média 9,7 superando municípios que tradicionalmente ocupavam sempre os lugares de destaque no cenário estadual.

Ascom


08 / 02 / 2017 - as 13:05

Durante a abertura da 4ª Jornada Pedagógica da Educação na última Segunda-feira(06), a professora Ana Célia, prefeita da cidade, ao lado da Secretária Municipal de Educação Professora Helena Carvalho lançaram o projeto “Ano Municipal da Educação” que tem como objetivo proporcionar melhorias para a qualidade da educação municipal.

Todos os secretários municipais e chefes de departamentos envolvidos com o projeto estiveram presentes durante a cerimônia de lançamento. A Professora Helena Carvalho apresentou o projeto aos professores e destacou que somente com a união de todos haverá mudanças significativas na qualidade do ensino cocatelhense. Dentre os secretários presentes estava o Ivan Monteiro (Administração), Adalberto Pereira (Saúde), Rodrigo Ibiapina (Assistência Social), Filho da Cleuta (Infraestrutura), Nilson Macêdo (Esportes), Argeu Rangel (Depto de Água e Esgoto), Edinalva Medeiros (Depto de Endemias) e Marcelo Barros (Comunicação) e outros.

Além das estratégias elaboradas pelas equipes pedagógicas de cada escola haverá a participação de todas as secretarias contribuindo para a formação cidadã de cada criança matriculada na rede municipal. Construímos um projeto capaz de revolucionar a educação no município e vamos executá-lo com a participação de todos. Vamos fazer uma educação diferente para que possamos em um futuro próximo galgar de bons resultados vividos especialmente por nossas crianças e suas famílias. Encerrou Helena Carvalho, Secretária Municipal de Educação.


07 / 02 / 2017 - as 12:50

A Prefeita de Cocal de Telha Ana Célia e a Secretária Municipal de Educação Professora Helena Carvalho participaram na manhã desta Segunda-Feira(06) da abertura da 4ª Jornada Pedagógica na Escola Municipal Anísio Teodoro da Silva marcando o início do ano letivo da rede municipal, em evento que contou com a presença de professores, diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal. Com o tema: Avaliação da Aprendizagem, o evento realizado pela SEMED tem como objetivo preparar e motivar a rede municipal para receber alunos no retorno às aulas no próximo dia 13 de Fevereiro.

 

A abertura da Jornada pedagógica contou ainda com presença de diversas autoridades municipais. A Prefeita Ana Célia fez a abertura oficial do evento afirmou em seu discurso que as transformações pela qualidade da educação cocatelhense ganhará ainda mais força, haja vista que a Prefeitura de Cocal de Telha elegeu o ano de 2017 como o “Ano Municipal da Educação”. Ela disse ainda que o êxito dependerá exclusivamente do compromisso de todos os profissionais envolvidos considerando que Cocal de Telha possui um dos melhores salários pagos a professores e daí almeja alavancar a qualidade melhorando os índices. A prefeita aproveitou e fez um pequeno resumo dos avanços de sua gestão nos últimos 4 anos e destacou as melhorias. Encerrou dizendo que aposta na formação e no compromisso dos professores e espera que ao final todos possam comemorar as conquistas alcançadas.

 

A secretária Municipal de Educação Professora Helena Carvalho destacou que apesar das dificuldades a SEMED aposta no esforço de todos os professores em promover educação de qualidade e este ano com o implemento do “Ano Municipal da Educação” haverá melhorias no suporte às escolas, formação continuada e planejamento eficaz. Chamaremos a todos em especial as famílias para que juntos possamos transformar a educação desse município. Q8ueremos que todos se envolvam nesse processo. Temos certeza que alcançaremos nossos objetivos.

 

Ao final a Secretária Helena Carvalho apresentou os dados da rede municipal obtidos no ano de 2016 e posicionou seu pronunciamento para que todas as escolas planejem suas ações tendo como metas a redução da reprovação, distorção idade-série e melhorias na metodologia aplicada em sala de aula.

 

A Jornada Pedagógica terá continuidade nesta Terça-feira(07) com palestra e oficina motivacional com a professora Ana Maria Cunha. A programação vai ocorrer até sexta-feira, dia 10 onde as escolas municipais realizarão reuniões de pais e mestres.

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom

 
 
 

19 / 01 / 2017 - as 13:09

A Radical Produções, empresa organizadora do Rally Piocerá, a maior prova Off Road de regularidade das Américas confirmou pelo segundo ano consecutivo a parada dos competidores em Cocal de Telha. Neste ano a competição completa 30 anos e atrai competidores de 24 estados brasileiros e até de estrangeiros. Mais de mil pessoas participam da competição dentre eles mais de 300 competidores.

Cocal de Telha será ponto de apoio dos competidores de carros e motos que devem chegar ao município a partir das 12 horas e permanecendo até as 15 horas do dia 25 de Janeiro, Quarta-Feira. Diversas barracas e uma grande estrutura será preparada pela prefeitura de Cocal de Telha para recepcionar todos os participantes.

A Prefeita Ana Célia reconhece a importância da competição e destaca o empenho do povo cocatelhense em receber calorosamente os competidores. A Secretaria Municipal de Cultura está coordenando os trabalhos de recepção dos integrantes do Rally e está sendo coordenado pelo Secretário Walber Furtado.

Imagens da edição de 2015

Ascom

 


17 / 01 / 2017 - as 16:05

Equipe da Rádio Meio Norte de Campo Maior e Portal Fato estiveram no município de Cocal de Telha na manhã desta terça-feira (17).

Jornalista Pedro Borges, Diretor Comercial Alberto Rodrigues e Romário Valle do Portal Fato visitaram o município e na oportunidade estiveram com a Prefeita Ana Célia; Rodrigão, Secretário de Assistência Social e  Valdinar, presidente da Câmara de Vereadores de Cocal de Telha.

Redação Fato



PUBLICIDADE