31 / 08 / 2018 - as 10:10

Educandário Cristo convida pais e alunos para essa grande festa.


31 / 08 / 2018 - as 09:33

No próximo dia 12 de setembro (quarta-feira), das 14h30 às 18h30, será realizado o I Simpósio de Orçamento Participativo, no Auditório da Escola Superior da Advocacia do Piauí (ESA-Piauí). O evento é promovido pela Comissão de Direito Financeiro da OAB-PI e tem o objetivo de discutir a importância desse instrumento de participação direta do cidadão na Democracia.
 
Durante a programação, serão apresentadas as experiências da Prefeitura de Teresina com o Orçamento Popular e do Estado do Piauí com o Planejamento Participativo Regionalizado.
 
As inscrições podem ser realizadas pelo site www.oabpi.org.br/portaldoaluno. O investimento é 1kg de alimento não perecível. Os participantes receberão certificado de 04 horas/aula. Outras informações: (86) 2107-5823/ 5828.
 
Programação
 
12 de Setembro
 
14h30 – Abertura: Arthur Cunha - Presidente da Comissão de Direito Financeiro da OAB-PI
 
15h - O Orçamento Participativo no âmbito dos Instrumentos de Planejamento e Orçamento - Rui Larrion, professor da UFPI, Analista do Tesouro - Sefaz-PI
 
16h - A experiência do Estado do Piauí com o Planejamento Participativo Territorializado - Conceição Moura - Analista de Planejamento e Orçamento - Seplan-PI
 
17h - A experiência do Município de Teresina com o Orçamento Popular - Karina Portela - Coordenadora do Orçamento Popular da Prefeitura de Teresina

31 / 08 / 2018 - as 09:31

 
Em todo o país, onze estados estão abaixo da média nacional de cobertura vacinal da Campanha de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo. Até esta quinta-feira (30), cerca de 76% das crianças brasileiras foram vacinadas. Em todo o país, foram aplicadas mais de 17 milhões de doses das vacinas (cerca de 8,5 milhões de cada). Segundo a última atualização enviada pelos estados, o Rio de Janeiro está com o menor índice de vacinação, seguido por Roraima, Distrito Federal, Pará, Amazonas, Acre, Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Piauí e São Paulo. A campanha termina nesta sexta-feira (31/8) e o Ministério da Saúde orienta estados e municípios, que não atingiram a meta, a abrir os postos de vacinação no sábado, 1º de setembro.
 
A orientação é para que os gestores locais realizem uma nova mobilização e a vacina consiga ser aplicada em mais de 2,6 milhões de crianças de um a menores de cinco anos, que ainda não estão protegidas contra as duas doenças. A organização da mobilização no sábado (1º/09) é de responsabilidade de cada município, portanto é necessário verificar com as Secretarias Municipais de Saúde quais postos estarão abertos neste sábado para vacinar contra poliomielite e sarampo.
 
“Esses 11 estados precisam intensificar suas ações de vacinação para alcançar a meta da campanha, de vacinar 95% do público-alvo. É por meio da vacinação que vamos impedir que doenças já eliminadas retornem ao Brasil. É preciso que os gestores de saúde, bem como pais e responsáveis, se conscientizem da importância da vacinação contra essas doenças”, avalia o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.
 
Até o momento, apenas o estado do Amapá atingiu a meta do Ministério da Saúde, de vacinar 95% do público-alvo. Os dados de algumas capitais mostram que o esforço dos vacinadores e da população nessa reta final tem apresentado bons resultados. No fim de semana passado, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, Espírito Santo e Amapá promoveram mais um dia de mobilização para vacinação. As capitais Macapá (AP) e Porto Velho (RO) superaram a meta da campanha. Macapá vacinou 100,3% para pólio e 99,8% para sarampo e Porto Velho 98,3% pólio e 98,3% sarampo. Já Manaus, que iniciou a vacinação antes devido o surto de sarampo na região, já atingiu a meta de vacinação para a doença (103%).
 
Fonte: MS

31 / 08 / 2018 - as 09:26

O funcionamento do Judiciário em dois turnos no Piauí começa a valer na segunda-feira, 3 de setembro.  A medida está regulamentada pelo Provimento Conjunto Nº 8, assinado pela presidência e pela Corregedoria Geral da Justiça do Piauí. A solenidade de instituição dos trabalhos vai acontecer no térreo do Fórum Cível e Criminal de Teresina.
 
Segundo o Provimento, o horário de expediente da Justiça estadual passa a ser de 8h às 17h. O primeiro grupo de trabalho funcionará das 08h às 14h e o segundo grupo das 11h às 17h.
 
"Mantendo-se a jornada de seis horas diárias de trabalho do servidor, ressalvados os servidores submetidos à condição especial de trabalho, conforme Resolução no 93/2017/TJPI, e servidores que possuem horário especial", diz o provimento.
 
De acordo o TJ, o período de 8h às 10h será expediente interno com atendimento restrito às medidas de urgência. Nos demais horários o expediente será externo com atendimento irrestrito.
 
Ainda segundo o Provimento, os desembargadores, juízes e secretários do Tribunal de Justiça deverão, no prazo de 15 dias, e ouvidos os servidores lotados nas respectivas unidades, formar dois grupos de trabalho, visando atender o novo horário de funcionamento, conforme estabelecido no artigo 1º deste Provimento.
 
Nas demais unidades judiciárias o expediente inicia às 8:00h e finaliza às 14:00h.
 
fonte: cidadeverde.com

30 / 08 / 2018 - as 11:24

Uma iniciativa das Nacões Unidas para reduzir as desigualdades sociais em todo o Mundo   e em Campo Maior os articuladores levam a sério as metas para que nos próximos anos a Prefeitura seja agraciada pelo Selo UNICEF.
O evento aconteceu nessa manhã de quinta-feira, 30, no auditório da Câmara de Vereadores de Campo Maior e contou com um verdadeiro time para alcançar essas metas como deselvolver ações positivas para que as crianças possam alcançar patamares acima  da média do Norte e Nordeste.
A articuladora municipal do Selo Unicef em Campo Maior Micheline Arruda afirmou que é de grande importância um evento como esse já que todos as secretarias envolvidas já praticam ações recomendadas pelas Nações Unidas.
O Prefeito Professor Ribinha e a Secretária da SEMAS Nilzana Gomes garantem que irão dá total apoio a todos os envolvidos e especialmente as crianças, as quais, estão em escolas públicas e também privadas. "Estamos confiantes em conseguir metas mais altas com as nossas crianças que já recebem todo o carinho dessa administração", afirma Nilzana. 
 
 
 
 
 
 

30 / 08 / 2018 - as 08:26

Com várias frentes de trabalho, uma equipe operacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo Maior – SAAE começou na semana passada os serviços de ampliação e substituição de rede que estão sendo executadas em toda extensão do Bairro Califórnia. O SAAE tem trabalhado diariamente em obras de ampliações e melhoramento na rede para levar água com qualidade aos munícipes.
Os serviços são desde a ampliação da rede de distribuição de água como a troca da tubulação antiga e ligações de ramais domiciliares para evitar assim o desperdício de água tratada e ligações clandestinas ou gambiarras. “Temos trabalhado empenhados para oferecer água com qualidade para a população e melhorar assim a qualidade de vida no município, realizando a manutenção e ampliando a rede de distribuição de água em Campo Maior”, ressaltou o chefe de operações Francisco Gomes.
 
Para Maria do Socorro Rodrigues de 57 anos, viúva, mãe de quatro filhos, moradora do bairro Califórnia há quase 40 anos, com esses serviços as coisas só tem a melhorar. Ela relata que para conseguir água precisava pegar no rio surubim, às vezes na casa de vizinhos, e hoje terá água encanada em casa, falou a dona de casa Socorro.
 
Fonte Portal Livre

30 / 08 / 2018 - as 08:02

Aconteceu nos dias 27 e 28/08, mais uma etapa do Projeto de Extensão "Fazenda na Escola" que visa a incentivar os alunos da rede pública estadual ao conhecimento do potencial no agronegócio local e regional, promovendo a interdisciplinaridade, intercâmbio de conhecimentos e fomentar o interesse no desenvolvimento econômico no agronegócio.
O projeto é desenvolvido pela Faculdade Chrisfapi em parceria com a Associação dos Criadores do Norte do Piauí - ASCRINP e a Secretaria Estadual da Educação - SEDUC-PI, trazendo já excelentes resultados.
A visita contemplou a Unidade Escolar Hesíchia de Sousa Brito no município de Piracuruca-PI e a Unidade Escolar Miguel Arcoverde no município de Brasileira-PI. O projeto impactou aproximadamente mais de 200 pessoas.
As próximas unidades escolares da rede estadual a serem visitadas serão as dos municípios de Pedro II-PI, Capitão de Campos-PI, Lagoa de São Francisco-PI e Piripiri-PI.
 
 
 
Faculdade Chrisfapi
O caminho certo para o seu futuro!
 

29 / 08 / 2018 - as 11:43

A Comissão da Diversidade Sexual da OAB-PI promoverá, amanhã (29), a roda de conversa: Mulheres Lésbicas e Bissexuais – Pensando a Democracia, que será realizado no Auditório da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA- Piauí). O evento integra o Seminário de Direitos LGBTI: A democracia e os desafios da atualidade.
 
Com inscrições gratuitas, os participantes acompanharão as explanações da Iyalorixá e mestranda em Direito pela Universidade do Vale Rio dos Sinos (Unisinos/RS), Winnie de Campos Bueno (RS); a estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFPI e membro do Atitude Preta, Brenda Mikaelly e a ativista social Naiara Juliana Costa.
 
Na oportunidade, será lançado o livro “Tem Saída”. A obra, publicada pela Editora Zouk, em parceria com a Casa da Mãe Joanna, traz para o centro de discussão os diferentes olhares de mulheres ativistas, políticas e intelectuais sobre a mais crise política brasileira. O livro será vendido pelo valor de R$ 45,00.
 
Por: Fernanda Almendra
 
Assessoria de Comunicação da OAB-PI


PUBLICIDADE