15 / 05 / 2019 - 10h59
Estudantes protestam contra bloqueio de verbas no centro de Teresina

Alunos, professores, instituições de ensino e demais grupos realizam um protesto nacional na manhã desta quarta-feira (15), em frente a Praça da Bandeira. Durante o ato, os manifestantes usaram carros de som, cartazes e faixas com palavras de ordem contra o bloqueio de 30% dos recursos de orçamento anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), nos repasses para a educação. Em menos de 24 horas, este já é o segundo ato contra cancelamento do corte às instituições públicas.

Os manifestantes reivindicam pelo cancelamento do corte e informam a importância das instituições e os grandes feitos da pesquisa científica. Estudantes de diversos cursos como Letras, Geografia, Filosofia, Medicina, Pedagogia e Direito, acompanhados de Centros Acadêmicos, professores, terceirizados e a população em geral, carregam cartazes que ironizam o atual presidente, informam sobre os cortes e debatem injustiças sociais vivenciadas por grupos LGBTs, negros e mulheres. 

Em sua maioria, os participantes são contra a política do atual governo de Jair Bolsonaro (PSL). Algumas ruas e avenidas no entorno da Praça da Bandeira foram fechadas pelo grupo durante o ato. A estudante de engenharia mecânica da UFPI, Aline Pacheco  diverge da proposta do governo por conta de cortes nas pesquisas de extensão. "Na engenharia nosso grupo de extensão será impossibilitado de realizar pesquisa e extensão, principalmente no grupo que participo", afirma a acadêmica.

meionorte

 



26 de Novembro de 2024 11h:31
Publicidade