O objetivo é oportunizar aos piauienses o aprendizado de uma nova língua.
Representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI) reuniram-se com o deputado federal Merlong Solano, nesta segunda-feira (27), para tratar de parceria entre as instituições com objetivo de ofertar curso de mandarim para os estudantes piauienses.
De acordo com Merlong Solano, a parceria beneficiará estudantes da Universidade Federal e do Centro de Línguas do Estado. "A China hoje é o maior parceiro comercial do Brasil e uma das economias que mais cresce no mundo nos últimos anos. Nosso objetivo é dar aos piauienses a oportunidade de aprender a língua chinesa e isso, com certeza, facilitará para que empresas chinesas possam encontrar no Piauí pessoas já qualificadas para atender suas demandas de expansão", explica.
O termo de cooperação entre a Governo do Estado e UFPI já está sendo preparado e segundo o reitor da instituição, José Arimatéia Lopes, a expectativa é receber os representantes do Instituto Chinês em poucos dias e dar início ao curso no início do segundo semestre.
"Para nós que fazemos a Secretaria de Educação, esse é um momento de suma importância porque marca o início de uma nova tratativa com outro país. Um novo idioma é sempre muito bem vindo para nós brasileiros, especialmente para nossos estudantes piauienses. A parceria com a UFPI é crucial para o crescimento e desenvolvimento do nosso Estado", comemora Carlos Alberto Pereira, superintendente de Educação Básica da Seduc.