A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal Saúde lançou, nesta quinta-feira (3), a campanha Outubro Rosa de 2019. O evento contou com presença do prefeito professor Ribinha, do secretário municipal de saúde, Marcelo Miranda, vereador Manin Pereira, secretário municipal de governo, Carlos Torres, da supervisora da saúde da mulher, enfermeira Rosana Brito, além de profissionais da saúde.
Durante o lançamento da campanha, profissionais e o público puderam acompanhar palestras que alertaram sobre os cuidados para prevenir o câncer de mama e os tipos de tratamento da doença.
Em sua fala o prefeito professor Ribinha destacou a importância de se detectar a doença logo no início. “As estatísticas comprovam que quanto mais precoce esse diagnóstico ocorrer, maiores são as chances de cura. Por isso vamos trabalhar direto com a Atenção Básica”, comentou o prefeito.
Marcelo Miranda destacou que o câncer de mama é a segunda patologia que mais mata mulheres no mundo, falou ainda sobre a importância da prevenção. “O primeiro remédio que devemos usar é a prevenção, prevenir é necessário, por isso é importante que as mulheres realizem os exames de ultrassom mamária e mamografia anualmente, tanto na atenção básica como com os médicos especialistas”, finalizou Marcelo.
NÚMEROS
O Piauí apresentou 600 novos casos da doença entre 2018 e 2019. No ano passado, foram registrados 504 casos novos e 157 óbitos, já em 2019 foram 202 novos casos já registrados até agora.
@redaçãoportalfato