09 / 04 / 2020 - 09h00
Raio atinge Estação de Tratamento e deixa 80% de Teresina sem água

Um raio atingiu a Estação de Tratamento de Água (ETA Sul), na noite dessa quarta-feira (8), de acordo com a empresa Águas de Teresina. A ETA abastece 80% da capital, que amanheceu sem água nesta quinta-feira (9). Segundo a Águas de Teresina, o reparo já foi feito, mas o retorno do abastecimento é gradativo.

A concessionária informou que o raio que caiu durante a chuva da noite de ontem rompeu a rede de energia de alta tensão da ETA Sul.

Apesar disso, a empresa disse que o problema foi resolvido por volta das 4h30 e que desde o início da manhã a Estação já opera normalmente. Leia a íntegra da nota da empresa:

A Águas de Teresina informa que, na noite de ontem (8), um raio atingiu e rompeu a rede de energia de alta tensão que abastece a Estação de Tratamento de Água (ETA Sul), o que prejudicou o abastecimento de água na capital.

A concessionária de energia elétrica atuou no serviço de alta complexidade, finalizando a manutenção emergencial por volta de 4h50 de hoje (9). Na sequência, a Águas de Teresina retomou a operação da ETA Sul, responsável pelo abastecimento de cerca de 80% da cidade. Vale ressaltar que a captação, tratamento e distribuição de água têm a energia elétrica entre os insumos fundamentais.

A ETA Sul está operando normalmente desde o começo da manhã e o abastecimento deve ser restabelecido gradativamente na capital. Nas regiões mais altas e distantes do centro de distribuição, o tempo de resposta é mais lento.

A Águas de Teresina solicita a compreensão da população, considerando que o abastecimento foi prejudicado pelas fortes chuvas. Casos emergenciais devem ser informados através do 0800 223 2000 ou WhatsApp 98124 3199.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Fonte: G1PI

 



25 de Novembro de 2024 23h:05
Publicidade