Prezando pela transparência e mostrando-se a disposição da população nas informações de suas ações, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior detalhou na sessão dessa terça-feira (5/05), na Câmara, medidas e atividades que estão sendo tomada no combate ao Coronavirus no município, repetindo assim, a prestação de contas e informações já prestadas ao Conselho Municipal de Saúde, representante legal da população dentro da saúde. As explicações foram apresentadas pela gerente da Atenção Básica, enfermeira Lúcia Leonara e pelo técnico, Jerri Lima.
Ela disse que as ações da Secretaria de Saúde foram iniciadas antes mesmo do primeiro caso suspeito notificado no município, exatamente no dia 16/03, onde as primeiras ações se direcionaram, conforme determina os próprios protocolos do ministério da saúde, na adequação e suprimentos de proteção aos profissionais.
As instituições cede dos processos de isolamento social serviu para frear o aparecimento do primeiro caso positivo no município. Além disso reordenamos nossas unidades de saúde para um atendimento interrupto durante o dia e em horário estendido, exatamente para melhor atender a população, a qual mesmo em horário de almoço está encontrando nossas unidades abertas para atender as necessidades de saúde.
Além dessas ações aumentamos o nosso poder de diagnóstico da comunidade que apresenta sintomas compatíveis com a chegada dos testes rápidos, o qual iniciou o processo de testagem no dia 20 de abril.
Importante frisar a todos que a testagem não é realizada em todos, ela tem um marcador específico de avaliação médica e necessariamente o paciente deve apresentar sintomas, além disso o teste é realizado dentro de um intervalo de tempo após o início dos sintomas. Os testes recebidos pelo governo federal se reservam prioritariamente a profissionais de saúde e da segurança pública que venham a apresentar sintomas.
O município de Campo Maior no intuito de melhor sua capacidade diagnóstica ampliou esse público, sendo a testagem feita nos pacientes com sintomas compatíveis, por meio da aquisição de mais testes.
Além dessas ações frisamos a que serão e já estão sendo emanadas nessa semana, como a reorientação da população na frente das instituições bancárias, como pode ser visto hoje pela população, com a instalação de tendas e distanciamento adequado.
As barreiras sanitárias já vinham ocorrendo em pontos específicos com ação conjunta da vigilância sanitária e guarda municipal. Além do acompanhamento dos viajantes instalados no município, acrescido da fiscalização de hotéis.
A desinfecção de locais de grande movimentação irá ocorrer no final de semana, em horário específico para essa finalidade, com o intuito de que a população receba os referidos locais no início da semana devidamente higienizado.
Outro ponto importante a ser falado é que o aumento no número de casos encontra-se bastante ligado ao período de manifestação dos sintomas, após a pessoa se contaminar com o vírus com o feriado de Tiradentes e a semana santa, mostrando dessa forma que infelizmente ainda há muitas pessoas que encontram-se desrespeitando o isolamento social.
Precisamos do esforço conjunto de todos os setores no combate e prevenção dessa doença, você também faz parte disso, proteja você, proteja sua família, proteja sua cidade, proteja a quem você ama, mantenha distância e isolamento social.
(ASCOM SAÚDE)