De acordo com a Sesapi, sete pessoas morreram por Covid-19 nesta sexta-feira.
O Piauí contabilizou 7.105 casos confirmados de coronavírus em 167 municípios, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde na noite desta sexta-feira (5). Do total de pacientes infectados, 548 que estavam internados estão recuperados e receberam alta hospitalar e 224 morreram.
De acordo com a Sesapi, sete pessoas morreram por Covid-19 nesta sexta-feira. As vítimas são seis homens, moradores de Batalha (78 anos), Esperantina (87 anos), Parnaíba (70 anos), Piripiri (85 anos), Teresina (66 e 77 anos) e uma mulher de Teresina (87 anos). Apenas o paciente de Esperantina não tinha registro de comorbidades.
Conforme o boletim, mais 388 novos casos foram registrados nas últimas 24 horas, sendo 179 são do sexo masculino e 209 do sexo feminino, com idades que variam de 1 a 88 anos.
As cidades de Capitão de Campos e Lagoinha do Piauí foram incluídas na lista. No topo está Teresina, que contabiliza 3137 casos. Na sequência, aparecem Parnaíba (800), Barras (225), Picos (214), Campo Maior (203), Esperantina (182), Piripiri (114) e Demerval Lobão (107). Apenas 57 municípios do estado ainda não foram atingidos pela pandemia.
O Piauí já realizou 46.813 exames para detectar o novo coronavírus. Foram 6.991 exames laboratoriais e 39.822 testes rápidos. Deste total, 39.708 testes deram negativos. Até o momento, 3691 mulheres positivaram para o novo coronavírus no estado.
Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 559 ocupados, sendo 358 leitos clínicos, 189 UTIs e 12 de estabilização. Do total de leitos com respiradores existentes (UTI e Estabilização), 53,5% estão ocupados, incluindo capital e interior.
Confira a lista de municípios com casos confirmados:
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.
Fonte: G1