A Infraero divulgou durante a semana, as medidas a serem reforçadas na prevenção ao novo coronavírus no Aeroporto de Teresina quando houver o aumento do fluxo de passageiros e funcionários. Dentre as medidas está o uso da máscara no aeroporto e durante a viagem no avião.
De acordo com a empresa, "as ações incluem a instalação de adesivos de sinalização e orientação por todo o caminho que o viajante faz para o embarque e desembarque de um voo; além de avisos em áudio e vídeo nos sistemas de som e painéis de voos, e cartazes pelos terminais".
"O foco dos alertas é no uso de máscaras durante a permanência no aeroporto e na viagem; distanciamento entre os frequentadores dos terminais e higienização das mãos", diz a nota. A estrutura do aeroporto se ajustou às medidas sanitárias determinadas pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
No Aeroporto de Teresina (PI), "além das telas informativas e dos avisos sonoros, os passageiros encontrarão adesivos instrutivos momento do check-in, embarque, desembarque, nas áreas de raio-x, nas esteiras de retirada de bagagens; ao usar escadas, elevadores e longarinas; ou mesmo na entrada em estabelecimentos comerciais e praça de alimentação", acrescenta a Infraero.
"As marcações alertam para a necessidade de manter o distanciamento de 2 metros entre pessoas e as formas de prevenção do vírus. Nos elevadores, por exemplo, os comunicados também pedem a ocupação máxima de duas pessoas e, nos banheiros, instruem como lavar bem as mãos. Além disso, os check-ins agora contam com proteção acrílica para a proteção de passageiros e atendentes das companhias aéreas".
Inicialmente, essas medidas serão aplicadas nos 15 aeroportos de capitais e fronteiras (Manaus, Belém, Macapá, São Luís, Boa Vista, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Goiânia, Campo Grande, Palmas, Rio Branco, Foz do Iguaçu, Porto Velho e Teresina).
A campanha de prevenção está nomeada de: “Cuide ainda + de você e dos outros". De acordo com a Infraero, o "objetivo da campanha é preparar os terminais para o aumento da circulação de pessoas garantindo a segurança de todos".
“Intensificamos a limpeza de áreas comuns do aeroporto e ampliamos a oferta de itens de higiene, como sabão, papel toalha e álcool em gel em todo o terminal”, explica o superintendente do Aeroporto de Teresina, Raphael Gaeski. “É importante também que os passageiros sigam todas as recomendações, respeitem a sinalização e usem máscaras”, acrescenta.
Entre as medidas determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão:
Vale destacar também que, desde o início da pandemia, o terminal piauiense e os demais aeroportos da Rede Infraero seguem operando, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário, e a oferta de voos está de acordo com a malha aérea definida pelas empresas aéreas e Anac. Ao passageiro, a orientação é de antes de se deslocar ao aeroporto, verificar diretamente com a companhia aérea se a programação do voo está mantida ou foi alterada.
Remarcação ou cancelamentos de voos
A Infraero esclarece que informações sobre remarcações e cancelamentos de voos: "a orientação é que o passageiro faça contato direto com as empresas aéreas, que passaram a adotar uma nova malha aérea, divulgada pela Agência Nacional de Aviação Civil no final de março. Em caso de dúvida sobre os principais Direitos e Deveres dos passageiros, consulte o Guia do Passageiro. As companhias aéreas é que estabelecem o fluxo de cancelamentos e alterações na malha, não cabendo à Infraero essa gestão".
Outras orientações sobre o transporte aéreo também estão disponíveis no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Fonte: Portal cidadeverde.com