As cidades de Canto do Buriti, Pimenteiras, Pajeú do Piauí, Brejo do Piauí e Antonio Almeida lideram o ranking de ocorrência de queimadas nos últimos três dias no Piauí. Os dados são do boletim de focos de calor e informações sobre risco de fogo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).
A Semar ressalta que a "ocorrência dos focos de calor no estado do Piauí é ascendente":
De acordo com a Semar, "o boletim apresenta informações sobre as incidências de focos de calor em municípios do Estado do Piauí, levando-se em consideração o monitoramento dos focos de calor disponibilizados por satélites de referência do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)".
Para a secretária Estadual do Meio Ambiente, Sádia Castro, o aumento das ocorrência de queimadas pode estar diretamente ligado ao fato do ano de 2020 ser eleitoral devido o uso exagerado de fogos de artifício.
“Em muitas cidades, o número de incêndios aumenta devido a utilização de fogos de artifício. Neste período de baixa umidade e temperatura alta, as faíscas caem na vegetação seca e um foco de incêndio surge”, diz Sádia Castro.
A Semar informou ainda que foi inicida a Operação Queimadas, que busca enfrentar os efeitos negativos das queimadas nos ecossistemas piauienses. A operação consiste em unir esforços com entidades de diversas competências para colocar em prática estratégias conjuntas.
Fonte: Portal cidadeverde.com