06 / 11 / 2020 - 08h55
Piauiense Kássio Nunes toma posse como ministro do STF

O presidente do STF, Luiz Fux, disse que Marques tem reputação ilibada

O piauiense Kássio Nunes Marques tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta quinta-feira (05). O desembargador federal assumiu a cadeira deixada pelo ministro Celso de Mello, que se aposentou no dia 13 de outubro.

 A cerimônia foi rápida e teve a presença do presidente Jair Bolsonaro, do presidente do Senado David Alcolumbre e do presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia. O presidente do Supremo, ministro Luiz Fux afirmou em breve discurso que Marques tem reputação ilibada, notório saber jurídico e conhecimento enciclopédico.

“Que Vossa Excelência seja muito protegido em sua nova missão, tendo em vista que preenche todos os requisitos para assumir a cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal. Vossa Excelência tem reputação ilibada, notório saber jurídico, conhecimento enciclopédico e, acima de tudo, independência olímpica. Seja muito bem vindo e que Deus proteja a sua caminhada”, disse Fux durante a cerimônia de posse de Kássio Nunes.

O piauiense Kássio Nunes foi o primeiro indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a vaga do ministro Celso de Mello. Marques foi aprovado pelo Senado no dia 21 de outubro por 22 votos a 5 após uma sabatina que durou mais de 10 horas.

O novo ministro do STF é natural de Teresina (PI), tem 48 anos de idade e integrou o TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) desde 2011, do qual foi vice-presidente entre 2018 e 2020. O magistrado também já foi advogado e juiz do TRE-PI (Tribunal Regional Eleitoral do Piauí).

GOVERNADOR WELLINGTON DIAS PRESTIGIA POSSE 

O governador Wellington Dias gravou um vídeo para parabenizar e demonstrar orgulho pelo desembargador piauiense Kássio Nunes, que levou o nome do Piauí para a mais alta corte do país. Dias acompanhou a transmissão da solenidade de posse do novo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Tem conhecimento, competência, capacidade de articulação, uma pessoa que valoriza a Constituição brasileira, a lei. É um ganho para o Nordeste, do meu querido Piauí, que tem muitas qualidades” avaliou o governador.

Kássio Marques é o 6° piauiense a integrar o Supremo. O último havia sido Aldir Passarinho, que deixou o STF em 1991. "Em nome dos piauienses parabenizo o nosso conterrâneo, Ministro do Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes. Um profissional competente, da melhor qualidade, e um orgulho para o Piauí. Kassio, que você exerça este novo cargo como sempre trabalhou a vida inteira: com dedicação, justiça e amor por tudo o que faz".

Fonte: Portal Fala Piauí



25 de Novembro de 2024 08h:30
Publicidade