Fundação Municipal de Saúde informou que equipes responsáveis pela vacinação deverão passar por capacitação técnica. Secretaria de Estado da Saúde afirmou que cidades que tiverem recebido doses e já estiverem preparadas podem dar início à imunização.
Após a chegada das primeiras doses de vacina contra a Covid-19 no Piauí, na tarde desta segunda-feira (18), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina anunciou que a imunização na capital terá início na quarta-feira (20) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) afirmou que os municípios que já tiverem recebido da vacina podem começar a imunização a partir de terça (19).
Ainda na tarde desta segunda, o médico obstetra Joaquim Vaz Parente, de 75 anos, se tornou o primeiro piauiense a ser vacinado contra a infecção provocada pelo novo coronavírus. Além dele, cinco profissionais da saúde foram imunizadas.
De acordo com a FMS, as equipes que ficarão responsáveis pela vacinação se organizaram para saber todos os detalhes técnicos necessários para a aplicação do imunizante na população alvo.
“As especificações técnicas de aplicação da CoronaVac só foram enviadas aos municípios ao meio-dia desta segunda (18), o que faz com que precisemos de um dia para repassar as informações aos profissionais que já estão capacitados e prontos para iniciar os trabalhos”, explicou o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque.
FMS recebeu 11.382 doses
A equipe técnica da FMS definiu que as 11.382 doses da vacina Coronavac recebidas serão aplicadas em profissionais de saúde da rede pública e privada; idosos que estão em abrigos, deficientes e profissionais de instituições de longa permanência (asilos).
Dentro do grupo ‘profissionais de saúde’ as doses serão direcionadas, prioritariamente, aqueles profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) exclusivas COVID, os que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) COVID, os profissionais que trabalham em urgências e emergências de hospitais, os que atuam nas alas COVID das unidades e os profissionais que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A FMS informou que está fazendo um levantamento interno de seus profissionais que serão vacinados nesta primeira fase. E está recebendo os nomes daqueles que trabalham em unidades de saúde estaduais e particulares.
A lista de vacinados será nominal, com nome completo, cargo e unidade em que trabalham. “Todas essas pessoas serão vacinadas em seus locais de trabalho”, informou a diretora de Vigilância e Saúde da FMS, Amariles Borba, uma das profissionais vacinadas na cerimônia desta segunda.
Vacinação no interior
A Sesapi iniciou a distribuição das vacinas para o interior do estado logo que as doses chegaram. O superintendente de Atenção à Saúde, Hérlon Guimarães, informou que as doses da região Norte já estão a caminho e que, logo que os imunizantes chegarem, os municípios podem começar a vacinar o grupo prioritário.
"Os veículos já estão a caminho das cidades polo na região Norte. Estamos finalizando os caminhões e carros que vão descer para algumas regiões do Sul do estado. Amanhã vamos finalizar a rota via aérea, vamos levar as vacinas por avião para os municípios mais distantes", afirmou Hérlon Guimarães.
Primeiras doses
As primeiras doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan feita em parceria com o laboratório chinês Sinovac, chegaram ao Piauí na tarde desta segunda. O avião que transportava os imunizantes pousou no Aeroporto Senador Petrônio Portella, na Zona Norte de Teresina, por volta das 14h30.
De acordo com o governo do estado, foram enviadas pelo Ministério da Saúde 61.160 doses da vacina CoronaVac. Destas, 28.651 mil doses serão para profissionais da saúde, 10 para pessoas com deficiência institucionalizadas, 460 doses para pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas e 21 para indígenas vivendo em terras demarcadas.
Segundo a Sesapi, o quantitativo engloba tanto a primeira e a segunda dose da vacina para os grupos previstos na primeira fase de vacinação do estado do Piauí.
'Linha de frente' terá prioridade
Os primeiros a serem vacinados nesta primeira fase serão os grupos prioritários: profissionais de saúde, pessoas idosas em abrigo e pessoas com deficiência que moram em abrigos.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que as cerca de 60 mil doses não serão suficientes para vacinar todos os profissionais de saúde e, então, serão priorizados profissionais que estão na linha de frente de combate à Covid.
No total, apenas 34% dos profissionais de saúde devem ser vacinados com essas 60 mil doses e, com essa quantidade, os profissionais definidos como prioritários receberão as duas doses. Assim, cerca de 30 mil pessoas devem ser imunizadas.
Conforme mais doses forem enviadas ao estado, mais pessoas serão imunizadas. Ao todo, a primeira fase de imunização deve levar 45 dias, segundo previsão da Sesapi, já que somente após 15 dias da segunda dose o organismo desenvolve imunidade ao coronavírus.
Fonte: G1