O governador Wellington Dias (PT) anunciou em suas redes sociais nesta segunda-feira (10), que o Piauí receberá mais 16.380 doses de vacina contra a covid-19, causada pelo novo coronavírus. As doses serão do imunizante Pfizer e serão destinadas para pessoas com comorbidades.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, as doses deverão ser aplicadas apenas em Teresina, tendo em vista que a vacina precisa ser refrigerada e poderia perder sua validade caso se submetesse a uma viagem para o interior do estado.
“O imunizante será aplicado somente em Teresina. A orientação é do próprio Ministério da Saúde, para que se evite prejuízo no acondicionamento das vacinas”, disse o governador.
As vacinas fazem parte de um lote de 1,2 milhão de doses adquirido pelo Ministério da Saúde e serão distribuídas para todo o país. Conforme a pasta, as vacinas devem ficar armazenadas em uma temperatura de -90°C a -60°C antes de ser enviadas. Na viagem aos estados, as doses ficam a -20° e ao chegar ao destino devem ficar refrigeradas pelo menos a 2°C. As doses devem ser aplicadas em até cinco dias.