Com mais de 100 casos da variante Delta do novo coronavírus confirmados no Brasil, autoridades de saúde reforçam o alerta para o alto poder de transmissibilidade, bem maior do que os das demais cepas identificadas até o momento. O médico infectologista, Kelson Veras, ressalta que essa realidade pode ter reflexos futuros no aumento do número de casos e de óbitos no Brasil.
"Ela [variante Delta] não é mais agressiva, porém, como ela se transmite com maior eficiência, pode causar mais casos. Quanto mais casos nós temos, mais doença grave e óbitos também teremos. Não é o vírus que é mais capaz de causar doença grave, é que ele, por ser capaz de infectar mais pessoas que as outras variantes, poderá, portanto, numericamente, aumentar os casos e óbitos", explicou o médico infectologista.
Ainda de acordo com o especialista, em alguns países, mesmo com o avanço da vacinação, a variante Delta tem ocasionado um número maior de casos da Covid-19.
"No Reino Unido tínhamos uma variante que era mais transmissível que a original da covid-19. Quando a Delta chegou ao Reino Unido, ela simplesmente varreu essas variante e substituiu, sendo a principal causa de covid-19. O que nós vemos hoje no Reino Unido é um aumento do número de casos, apesar do índice de vacinação bem grande naquele país", destacou.
A variante Delta
A variante Delta do coronavírus já foi detectada em pelo menos 111 países, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o Ministério da Saúde informou que já são 110 casos em sete estados.
Com informações cidadeverde.com