18 / 01 / 2022 - 10h50
Diretor do Ciretran tira dúvidas sobre anistia do IPVA e falhas no sistema eletrônico

O diretor do Ciretran, Ordênio Silva, em entrevista à Kattia Rodrigues e Pedro Borges, durante o Jornal Regional 1a Edição (JR1), esclareceu dúvidas dos ouvintes sobre a anistia do IPVA. Diversas pessoas têm tentado obter o benefício, porém sem sucesso, devido às falhas do sistema online.

Os sistemas do Ciretran, Denatran e Cotran sofreram um ataque hacker no dia 17 de dezembro de 2021, durante uma vulnerabilidade. “Os sistemas seriam acoplados ao RENACH (Registro Nacional de condutores habilitados), quando sofreram um ataque cibernético. Os órgãos competentes seguem trabalhando desde então para a normalização, o que deve acontecer até amanhã (19)”, esclareceu.

Ordênio explicou também que é possível se dirigir à Secretaria de Fazenda para solicitar a remissão do IPVA. O prazo de até 30 de janeiro deve ser prorrogado devido às falhas sistêmicas, mas ainda não há confirmação sobre o assunto. “Os descontos se referem aos débitos de 2021, e chegam até 90%. Para débitos de 2022 o desconto é de 15%”, explicou.

De acordo com ele, após estes prazos, não haverá descontos. “Mas será possível o parcelamento em 3 cotas, com vencimentos para o dia 30 de cada mês subsequente”, encerrou o diretor.

A Redação



24 de Abril de 2024 21h:39
Publicidade