Dúvidas dos pais e informações falsas atrapalham o avanço da vacinação de crianças e adolescentes no Piauí.
Hoje (15), menos de 34% das crianças foram vacinadas com a primeira dose contra a covid-19 no estado, considerado um baixo índice, já que o Piauí recebeu mais de 200 mil doses pediátricas.
De acordo com o vacinômetro, 113 mil 943 crianças de 5 a 11 anos foram imunizadas com as vacinas da Pfizer e a CoronaVac, que devem ser aplicadas em duas doses.
No Estado, são 322 mil crianças que precisam ser vacinadas. A campanha de vacinação deu início com a imunização do menino indígena de 7 anos, Marcos Vinicius da Silva Santos, da tribo Tabajara, em Piripiri.
O superintendente de Atenção à Saúde e Municípios as Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Herlon Guimarães, fez um apelo para que os pais ou responsáveis vacinem seus filhos para barrar a transmissibilidade do vírus. Especialistas reforçam que as vacinas são seguras e reduzem o adoecimento das crianças.
A vacinação de crianças não é obrigatória, mas recomendada por especialistas em saúde como proteção contra formas graves da doença.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da lei 13.979/2020, que trata especificamente do enfrentamento à pandemia, a vacinação é, sim, obrigatória.
FONTE: CidadeVerde.Com