02 / 03 / 2022 - 09h50
Como a Guerra da Ucrânia pode afetar os piauienses: entenda
Até que ponto a Guerra na Ucrânia pode afetar a vida dos piauienses? Foi sobre este assunto que o professor de Atualidades e Geografia, Washington Sucupira , falou nesta quarta-feira (02) ao Jornal Regional 1ª Edição (JR1), da Rádio Meio Norte de Campo Maior, que teve a frente o jornalista, Otávio Neto.
 
O especialista explicou  que em tempos de globalização, onde praticamente todos os países estabelecem relações comerciais entre si, uma guerra afetará a todos, em maior ou menor grau. 
 
No que se refere  ao Piauí, o professor  lembra que a Rússia tem trocas comerciais com o estado. “A Rússia é a 10ª maior economia do mundo, e é uma importante compradora de nossas comodities, como grãos e carnes. Por outro lado, o Piauí importa trigo e fertilizantes russos, o que poderia afetar toda a cadeia de produção agrícola”, esclareceu.
 
Ainda segundo o professor, a Rússia é a segunda maior exportadora de gás natural do mundo (40% do total), e uma das maiores de petróleo. “A Guerra pode afetar, portanto, o valor dos combustíveis e derivados do petróleo em nosso país e estado. O barril de petróleo passou dos 100 dólares, e a gasolina na capital (Teresina) já está em R$ 7,30. O quadro pode piorar”, acrescentou.
 
Por fim, Washington frisou que a economia brasileira está atrelada ao dólar, e que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está impondo sanções à Rússia. Isto pode gerar retaliações de Putin, afetando a moeda americana e, consequentemente, a economia brasileira também”, finalizou.
 
 
 
 
 
 
 
 
Com informações de Otávio Neto


27 de Novembro de 2024 17h:52
Publicidade