Com apoio de Wellington Dias e Lula, Rafael Fonteles alcança 62% das intenções de voto, aponta pesquisa Vox Populi. Apoio de Ciro e Bolsonaro deixam Silvio Mendes com 26%. A pesquisa ainda aponta grande rejeição ao atual presidente e sua administração.
Pesquisa do Sistema o Dia de Comunicação, realizada pelo Instituto Vox Populi entre os dias 19 e 25 de fevereiro, com 800 eleitores em 44 municípios, mostra o avanço do pré-candidato ao Governo do Piauí, Rafael Fonteles. Ele tem sido associado ao ex-presidente Lula e ao governador Wellington Dias. Os números mostram que Rafael chega a 62%, enquanto o candidato ligado ao ministro Ciro Nogueira e ao presidente Bolsonaro, Silvio Mendes, tem 26% das intenções. Não sabe ou não opina são 14%.
Ainda segundo a pesquisa, é alta a rejeição do presidente Bolsonaro no Piauí, onde 73% dos eleitores pesquisados dizem desaprovar seu governo; 23% o aprovam. Outro dado sobre a gestão federal é que 59% a avaliam como negativa. Apenas 16% avaliam como positivo e 22% como regular.
Questionados, de forma estimulada, sobre a intensão de voto para presidente da república, 68% expressaram a vontade de votar no ex-presidente Lula (PT). Bolsonaro (PL) obteve 13%. Em terceiro lugar vem Ciro Gomes (PDT) com 5%. A seguir Sérgio Moro (Podemos) 3%, André Janones (Avante) 2%, João Dória (PSDB) 2% e Simone Tebet (MDB) 1%. Alessandro Vieira (Cidadania), Felipe D’avila (Novo) e Rodrigo Pacheco (PSD) tivemos menos de 1%. Ninguém, nulo ou branco obteve 4% e não sabe 2%.
Já sobre em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum, Bolsonaro lidera o ranque. Veja os dados completos: