O governo estadual do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde e do Comitê de Operações emergenciais, decidiu pela flexibilização das medidas restritivas da pandemia de Covid-19 no estado. Eventos com 60% do público em local fechado e 80% em locais abertos e semiabertos estão liberados, desde que haja uso de máscara e apresentação do cartão de vacina. O novo decreto n° 20.729 de 10 de março foi publicado na edição desta quinta-feira (10) no Diário Oficial do Estado.
A decisão foi tomada após ser constatada uma contínua tendência de queda dos casos de Covid-19 no Piauí, além da diminuição dos números de Síndromes Gripais, Síndromes Respiratórias Graves e da taxa de ocupação hospitalar. A obrigatoriedade do uso de máscaras, porém, continua.
Desta forma, determinou-se também o retorno do trabalho presencial de todos os servidores do Piauí e realização das cirurgias eletivas. O infectologista e membro do COE, José Noronha, informa que se decidiu pela reabertura organizada e progressiva da economia. “A cada semana vamos observar novamente esses indicadores epidemiológicos e avaliar o panorama de todo o Nordeste. Mas não podemos esquecer de manter as medidas higiênico-sanitárias como a limpeza das mãos”, disse.
Já Florentino Neto, Secretário da Saúde, comentou sobre a permanência do uso de máscara. “A deliberação sobre obrigatoriedade do uso de máscaras somente será decidida depois da reunião do Comitê Científico do Nordeste, no próximo dia 14 de março. A Sesapi vai esperar a orientação a respeito, mas a decisão pela não obrigatoriedade do uso de máscara será discutida também de forma planejada e progressiva”, explica o gestor.