28 / 03 / 2022 - 08h00
Comunidade quilombola no município de Amarante recebe projeto "Mimbó Conectado"

Foi inaugurado neste domingo (27) o projeto Mimbó Conectado, que leva àquela comunidade quilombola pontos de internet de acesso público e conexão para todas as casas que têm estudantes. O projeto também disponibiliza os aparelhos necessários para acesso à internet, e todas as crianças acima de 5 anos matriculadas em escola e professores, além de empreendedores virtuais, receberam tablets. O governador Wellington Dias participou da inauguração.

O projeto está sendo implantado por meio de uma Parceria Público-Privada do Piauí Conectado. “Desde o nosso primeiro mandato passamos a ter olhos atentos à comunidade, trazendo calçamento, energia elétrica, abastecimento de água, educação, programas vinculados à cultura, ao resgate da comunidade na geração de renda, e hoje damos mais um passo importante com a implantação da rede de conectividade, que liga Mimbó com o Brasil e o mundo, o que certamente faz uma grande diferença para a comunidade”, disse Wellington Dias.

O Quilombo Mimbó, localizado na zona rural do município de Amarante, é o primeiro a contar com o serviço de fibra óptica banda larga para todos, e passa a ter cinco pontos de internet de acesso público, 66 casas com estudantes usufruindo de internet e 98 alunos com tablets.

A comunidade também contará com projetos de incentivo ao desenvolvimento e geração de renda, tais como a capacitação em reaproveitamento de retalhos. “A comunidade evoluiu muito, mas precisa de independência, e a conectividade traz variadas oportunidades. Com isso, eles passarão a produzir roupas, bonecas e uma série de produtos. Portanto eles passam a ter uma independência financeira importante para a autonomia que eles precisam ter”, apontou a vice-governadora Regina Sousa.

O governador ainda anunciou novos investimentos na comunidade Mimbó. Foram autorizadas a liberação de R$60 mil para a execução do projeto Quilombo Mimbó Desiene Artesanal, supervisionado pela designer Kalina Rameiro; a execução das obras do Quiosque Cultural Mirante do Mimbó, no valor de R$400 mil; a implantação da educação técnica e da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), com 50 vagas para bacharelado em turismo, no edital de 2022; e a aquisição de veículo utilitário para parcerias com a Associação Comunitária do Mimbó.

 



24 de Novembro de 2024 00h:27
Publicidade