Uma nova variante da dengue pode estar circulando no Brasil, segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, o médico Gilberto Albuquerque. Na capital piauiense houve um aumento de 400% dos casos.
De acordo com o secretário, é o Ministério da Saúde que tem estudado a possibilidade de uma nova variante circulando, visto que todos os estados do país têm registrado um aumento exponencial dos casos. Os tipos de dengue encontrados no Piauí são do tipo 1 e 2.
No primeiro trimestre de 2022 foi constatado um aumento de 397% dos casos de dengue em relação ao mesmo período de 2021. O médico Gilberto Albuquerque ainda destaca que nenhuma morte foi registrada nos três primeiros meses do ano passado, enquanto neste ano já ocorreu um óbito.
Ainda de acordo com o secretário da FMS, o verão, que também é o período chuvoso, tende a facilitar a proliferação do aedes aegypti – que também é o vetor da Chikungunya e Zika, e por isso é preciso que todos tenham um cuidado redobrado com os focos de água parada.
Com informações do CidadeVerde.Com