23 / 04 / 2022 - 14h21
Piauí investiga dois possíveis casos de sarampo no estado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) do Piauí, alerta a população para a importância da vacinação das crianças contra o sarampo. O estado já tem dois casos suspeitos sendo investigados, e em São Paulo já existem dois casos registrados.

A coordenadora de Epidemiologia da Sesapi e coordenadora do CIEVS, Amélia Costa, explica que até 2018 o Brasil não registrava casos da doença e que a baixa cobertura vacinal contra o sarampo é um dos motivos do registro de novos casos dentro do território nacional.

“Pedimos que os piauienses levem seus filhos para vacinarem com as duas doses e garantir assim a imunização completa, percebemos que muitas crianças só recebem a primeira dose e chamamos a atenção porque uma dose não é suficiente para garantir a imunização total”, reforçou Amélia Costa.

Os casos suspeitos no Piauí são em São Miguel do Tapuio (um adulto e uma criança de dois anos), e, de acordo com a coordenadora, o CIEV já está atuando no município.
O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior chama a atenção para a alta transmissibilidade da doença.

“O Sarampo é uma das doenças imunopreveníveis que tem grande índice de transmissibilidade e pode levar até mesmo ao óbito. Por causa disso precisamos ter em mente a importância da vacina para as nossas crianças. A cobertura em todo o Brasil está baixa e por isso precisamos da cooperação da nossa população que já tanto nos ajudou, levem nossas crianças para se vacinar”, disse o secretário.



24 de Novembro de 2024 00h:47
Publicidade