Começa a valer nesta terça-feira (10) o reajuste do diesel estabelecido pela Petrobrás. O aumento foi anunciado ontem (9) e, de acordo com a empresa, o preço do litro no atacado (para as empresas) passará de R$ 4,51 para R$ 4,91.
De acordo com a Petrobrás, o reajuste acontece devido à redução da oferta do combustível em nível global. “Os estoques globais estão reduzidos e abaixo das mínimas sazonais dos últimos cinco anos nas principais regiões supridoras. Esse desequilíbrio resultou na elevação dos preços de diesel no mundo inteiro, com a valorização deste combustível muito acima da valorização do petróleo. A diferença entre o preço do diesel e o preço do petróleo nunca esteve tão alta”, informou a empresa.
Ainda segundo a Petrobrás, as refinarias do país estão operando próximo ao seu nível máximo, e que a produção nacional não tem capacidade para atender a toda demanda brasileira. “Cerca de 30% do consumo brasileiro de diesel é atendido por outros refinadores ou importadores”, esclareceu em nota à imprensa.
De acordo com economistas, o aumento do diesel deve atingir toda a economia, visto que o transporte de mercadorias e produtos é feito principalmente por veículos que utilizam este tipo de combustível. Além do mais, o transporte público também pode ser afetado.