O Piauí vai ganhar um Núcleo Estadual de Prevenção ao Suicídio, com sede no Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas. As instalações do novo núcleo ainda estão sendo finalizadas, e o secretário da Saúde, Neris Júnior esteve no local nesta quarta-feira (11).
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o núcleo fará acolhimento e acompanhamento do público-alvo que será encaminhado através de triagem de demandas espontâneas ou reguladas.
“Haverá atendimento multidisciplinar de psicólogos, psiquiatras, assistente social e terapeuta ocupacional; haverá escuta qualificada e intervenções diretivas pela equipe com acolhimento e orientações aos familiares da pessoa atendida pela equipe; o Núcleo também vai fazer dispensação farmacológica e articulação com as Redes de Atenção para cuidado compartilhado”, informou a Sesapi.
De acordo com a gerente de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, Virginia Pinheiro, o objetivo do Núcleo é prestar atendimento às pessoas que já tentaram suicídio ou apresentam comportamento suicida e àquelas em sofrimento psicológico. “Acolher pessoas com ideação suicida ou que tentaram suicídio, articulando com as Redes de Atenção um cuidado compartilhado é o nosso foco”, completou.
Segundo a Sesapi, o Piauí registrou 349 suicídios em 2021 e em 2019 o estado teve quase o dobro da média nacional de casos.