A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou reunião para debater estratégias de prevenção à obesidade junto à Coordenação de Saúde da Criança e Adolescente, nesta quinta-feira (12).
A coordenadora de Nutrição da Sesapi, Norma Sueli, explica que os hábitos alimentares dos piauienses foram muito afetados pela pandemia, o que aumentou os índices de obesidade no estado. “Nós viemos hoje mostrar o planejamento das linhas de cuidados para a obesidade, que teve um crescimento significativo no Piauí, e é uma das consequências da pandemia da Covid-19”, completou coordenadora.
O secretário da Saúde, Neris Júnior, acredita que esta pauta passa necessariamente pelas secretarias de Assistência Social e de Educação. “Queremos levar este debate para toda a sociedade, e com isso buscaremos as secretarias como Seduc (educação) e a Sasc (Assistência Social)”, destacou o secretário.
De acordo com a Sesapi, para a prevenção da obesidade é necessário conhecer panoramas de insegurança alimentar no estado e fortalecer ações junto aos municípios, realizando capacitações da rede primárias e articulações com demais órgãos públicos, garantindo assim alimentação saudável e adequada à população