O retorno às aulas da rede estadual de ensino no Piauí deve acontecer nesta segunda-feira (23), após decreto da governadora Regina Sousa. Os professores que continuarem em greve podem ter seu ponto cortado e consequente desconto salarial.
O decreto n° 21.079 de 19 de maio de 2022 autorizou a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a reorganizar o calendário escolar para rede pública estadual afim de garantir a execução do ano letivo conforme previsto. Além disso, fica autorizada a contratação temporária de professores substitutos.
O decreto destaca a ilegalidade da greve após decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), que ainda estabeleceu multa diária de R$ 20 mil em nova decisão do desembargador Oton Lustosa.
Já sobre o corte do ponto dos grevistas, o decreto determina desconto no contracheque para todos aqueles que permanecerem em greve a contar do dia 13 de abril de 2022, data da decisão judicial do TJ-PI que declarou a ilegalidade da greve.
Professores em greve
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Piauí (Sinte-PI) mantêm a greve e pedem os reajustes referentes a 2019, 2020 e 2022. Além disso, os profissionais também rejeitam o aumento de 14,17% oferecido pelo governo do estado este ano. De acordo com o Sinte-PI, o valor não respeita o valor de 33,24% estabelecido pelo governo federal.