O centro de Informações Estratégicas em Vigilância Sanitária (CIEV) está investigando o primeiro possível caso de varíola do macaco no Piauí. O Ministério da Saúde confirmou mais três casos em São Paulo. Já são 14 no país.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a piauiense sob suspeita teve contato com pessoas que residem em outro estado. Ela apresenta sintomas muito semelhantes aos da monkeypox (varíola do macaco), como febre, bolhas, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios, linfadenopatia (inchaço dos linfonodos) e fadiga.
De acordo com o médico infectologista José Noronha, apesar da monkeypox apresentar erupção semelhante ao da varíola tradicional, a transmissão de pessoa-a-pessoa é consideravelmente menor, assim como a mortalidade.
Sobre os novos casos confirmados em São Paulo (SP), são 3 homens com idade entre 24 e 37 anos. Segundo o Ministério da Saúde, eles não tiveram contato com estrangeiros nem viajaram para fora, e estão isolados e sob monitoramento. Todos estão estáveis.