A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou, nesta terça-feira (13), as cirurgias do mutirão da catarata que acontece no Centro de Especialidades Enfermeira Dorivânia Vidal Neiva. Ao todo, 1.080 pessoas serão beneficiadas.
O mutirão segue até o dia 18 de setembro. Até o momento, mas de 1200 cadastros foram realizados, dos quais 860 são de pacientes que precisam se submeter ao procedimento cirúrgico. Somente neste primeiro dia, houve 156 cirurgias.
Imagem/reprodução: Portal de Olho
"Os pacientes passam por uma triagem e posteriormente são encaminhados para a realização da cirurgia. O paciente, ao chegar, é paramentado e em seguida é feita a verificação de alguns pontos como sinais vitais, glicemia e desinfecção do olho, para a realização do procedimento", destacou Bruno Leonardo, enfermeiro e um dos coordenadores da equipe.
Imagem/reprodução: Portal de Olho
A diretora do Centro de Especialidades, Kaline Ibiapina, destacou que o mutirão conta com o trabalho de profissionais, tanto do Município quanto do H. Visão Hospital de Olhos, que venceu o certame para a contratação dos serviços. "O mutirão está sendo executado através de uma ação conjunta que envolve colaboradores do hospital que venceu a licitação e de profissionais da própria Secretaria Municipal de Saúde. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, serviços gerais e voluntários, das mais diversas áreas", disse.
Imagem/reprodução: Portal de Olho
FONTE: Portal de Olho