A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu, nesta terça-feira (22), pela volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aviões no Brasil. A medida busca seguir recomendações de autoridades científicas perante o novo aumento de casos de Covid-19 no país.
A medida passa a ter validade a partir da próxima sexta-feira (25), após 3 meses do uso obrigatório ter sido derrubado pela diretoria da Anvisa. Especialistas em saúde, porém, alertaram o órgão para a necessidade de novos cuidados, a exemplo da FioCruz, SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) e Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva).
Em reunião, a maioria do colegiado da Anvisa votou pela volta do uso de máscara nos aeroportos. O relator da proposta e diretor do órgão, Daniel Pereira, porém, votou contra.
Novo aumento de casos e mortes
O Brasil tem ao menos quatro variantes da ômicron em circulação. Desde a segunda-feira o país registra novo aumento da média móvel de casos e de óbitos. Nas últimas 24 horas foram 18 mil casos e 159 óbitos.