Foto: Divulgação PF
Os empresários campomaiorenses João Batista Portela Carneiro e João Batista Portela Carneiro Neto emitiram uma nota de esclarecimento após a Polícia Federal cumprir mandado de busca e apreensão em sua residência em Teresina. A operação Expansão tem por objetivo desarticular organizações que praticam o tráfico internacional de drogas.
O empresário diz ter sido surpreendido pela ação policial em sua residência que apreendeu um avião, joias e carros de luxo. Ele também afirma acreditar que o equívoco judicial deve ser esclarecido muito em breve.
Foto: Divulgação PF
A nota explica ainda que o equívoco surgiu de uma possível clonagem de uma aeronave por pessoas envolvidas com o tráfico, como também da venda de uma aeronave de forma lícita através de empresa de corretagem.
Operação Expansão
A investigação teve início em 2020 e constatou-se que os integrantes do grupo criminoso se valiam principalmente de pequenas aeronaves para a internalização em território nacional de cocaína proveniente da Bolívia, Peru e Colômbia.
Ainda segundo a PF, foram identificados núcleos traficantes que operavam da mesma forma nos estados do Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Tocantins. Esses núcleos se uniam de acordo com suas conveniências, oportunidades de negócios e necessidade mútuas para revezarem suas dinâmicas logísticas, sempre buscando melhor resultado no transporte.
Foram identificados integrantes do grupo criminoso voltados à prática da lavagem de dinheiro proveniente do tráfico. Após levantamento patrimonial, foram localizados imóveis, veículos de luxo e aeronaves, que apesar de estarem em nome de terceiros, pertencem aos integrantes da organização criminosa, configurando o delito de lavagem de dinheiro.