A Secretaria de Educação do Piauí (Seduc-PI) informou que irá realizar ações de combate à violência nas escolas. O comunicado veio após a tragédia em uma escola de São Paulo na qual um aluno de 13 anos matou uma professora e feriu mais quatro pessoas.
De acordo com a superintendente de Ensino Superior da Seduc-PI, Viviane Carvalhedo, o órgão já vem executando ações no sentido de prevenir e combater os mais diversos tipos de violência que possam afetar crianças e jovens dentro das escolas.
“O desafio para superação da violência no contexto escolar deve ser combatido em conjunto. É por isso que nos últimos anos temos uma atuação mais forte que integra o que chamamos de Rede Protetiva, que inclui a Secretaria de Segurança Pública e todas as demais instâncias do segmento da segurança”, explicou.
A superintendente frisou ainda que professores e demais membros da comunidade escolar que lidam diretamente com o corpo discente têm desenvolvido trabalhos de conscientização e prevenção à violência nas escolas. Profissionais capacitados têm uma relação direta com pelotão escolar e com a rede protetiva para notificação de casos e registros de boletins de ocorrência, quando necessário.
“A Seduc está conectada com a agenda do clima escolar, ou seja, com as situações relacionadas à violência, importunação, bullying nas escolas. A gente já desenvolve um trabalho com as equipes multiprofissionais que incluem psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, seja aqui no órgão sede, bem como em todas as Gerências Regionais”, esclareceu.