05 / 05 / 2023 - 19h00
Covid não é mais uma emergência sanitária de importância internacional

Os especialistas da OMS se reuniram ontem para discutir a possibilidade de reduzir o nível de alerta mais alto da organização.

Na sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a Covid-19 não é mais considerada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), que é o mais alto nível de alerta da organização, declarado para o surto do novo coronavírus no final de janeiro de 2020.

No início deste ano, a OMS lançou um vídeo explicando a diferença entre ESPII e pandemia. Nele, Maria van Kerkhove, líder técnica da organização, destacou que mesmo que a ESPII fosse encerrada este ano, o mundo ainda enfrentaria a pandemia de Covid-19 por um longo período de tempo.

Na ocasião, Kerkhove afirmou que isso ocorre porque o vírus está presente entre nós e veio para ficar.

"Fica muito difícil determinar quando um novo vírus atinge o status de pandemia. A declaração de uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) é feita para coordenar ações imediatas antes que o evento se torne ainda maior e se transforme em uma pandemia", afirmou.

Os especialistas da OMS se reuniram ontem para discutir a possibilidade de reduzir o nível de alerta mais alto da organização.

"O Comitê de Emergência se reuniu pela 15ª vez ontem e me aconselhou a declarar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Aceitei a recomendação e, portanto, é com grande esperança que declaro o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde global", declarou Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS.

Apesar disso, é importante ressaltar que o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional não significa que a Covid-19 deixou de ser uma ameaça à saúde global. Na semana passada, a doença ceifou a vida de uma pessoa a cada três minutos - e essas são apenas as mortes que foram registradas", acrescentou.

Essa decisão foi tomada após diversos países, como os Estados Unidos, começarem a suspender suas próprias emergências locais. O Brasil também adotou essa medida em abril do ano passado, mesmo quando a OMS ainda recomendava o contrário.

A ESPII, sigla para Evento de Saúde Pública de Importância Internacional, é um termo técnico que passa por uma série de critérios rigorosos antes de ser decretado. Essa designação é de extrema importância para a coordenação dos esforços de saúde pública em nível internacional e representa o mais alto nível de alerta emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por outro lado, o termo pandemia é distinto e refere-se à disseminação global de uma nova doença, quando a transmissão do surto se torna sustentada em vários continentes. Para a OMS, a declaração de uma pandemia representa uma descrição ou caracterização da situação atual em relação à disseminação da doença em escala mundial.

 

FONTE: MeioNorte.Com



23 de Novembro de 2024 13h:00
Publicidade