A Secretaria de Segurança Pública (SSP), através da Superintendência de Operações Integradas (SOI), iniciou nesta quarta-feira (31), a operação de compras online, onde cinco pessoas foram presas, sendo elas duas mulheres e três homens, suspeitos de praticar golpes em restaurantes de comida oriental de Teresina.
A dinâmica do crime acontecia através de pedidos de comida de um restaurante, que eram feitos por meio de um aplicativo. Após receberem os produtos, os suspeitos cancelavam a compra e tinham o valor do pedido estornado, o que resultou em um prejuízo de cerca de R$ 8 mil para um restaurante de comida oriental da capital. Para aplicar os golpes, os suspeitos também utilizavam cartões de crédito clonados.
A prisão do suspeito apontado como mentor dos golpes, conhecido como “Mineiro”, natural do estado de Minas Gerais e que está no Piauí há cerca de dois anos, aconteceu em uma residência próxima ao Parque Zoobotânico, zona Leste da capital.
De acordo com o Delegado Filipe Bonavides, Coordenador Geral da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), que também acompanhou a operação, na residência de “Mineiro” foi encontrada ainda uma plantação irregular de maconha, aparada por uma espécie de estufa com aparelhamentos sofisticados. “Já temos em andamento a investigação do crime de estelionato e associação criminosa dos cinco indivíduos presos, e do ‘Mineiro’ em específico, será adicionada a prisão em flagrante por tráfico de drogas, o que também será investigado", concluiu o Delegado.
O objetivo do grupo criminoso não era apenas consumir os produtos, mas também vender e presentear terceiros.