Dois campomaiorenses do Abada-Capoeira foram campeões no 10ª Edição do Jogos da Região Nordeste. O professor Marcos Roberto, que coordena o projeto no Lar da Criança Dom Abel, falou sobre o tema.
Em entrevista ao Portal Fato, o docente explica que ao todo três campomaiorenses participaram das competições; Luan Silva e Ana Hort foram os que se sagraram vencedores. “O campeonato aconteceu em Maceió (AL), no último final de semana. Nós viajamos sem patrocínio, foi um grande esforço que tivemos de fazer, mas que no final valeu a pena. Todos os estados nordestinos participaram e havia centenas de competidores”, esclareceu.
Luana Silva foi 1º colocado em todas as categorias que competiu: azul e azul-verde, nos jogos São Bento Grande do Abadá, Benguela e Ciriúna. Já Ana Hort foi a segunda colocada na categoria laranja-azul feminino – a única para as mulheres. “Poucas mulheres praticam capoeira, embora isso venha mudando. Tanto é que havia apenas uma categoria feminina nos jogos. Por isso mesmo é motivo de muito orgulho pra mim, trazer esse troféu pra Campo Maior”, declarou Ana.
Conheça o projeto
Marcos Roberto explica que o projeto Abada-Capoeira existe há 25 anos em Campo Maior e há mais de 40 anos no Brasil. O nome significa Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira. A prática esportiva e cultural é um patrimônio da humanidade pela Unesco e brasileiro pelo IPHAN.
“Lucas e Ana também começaram crianças, e hoje são professores, não só no Lar da Criança. Nós atendemos dezenas de crianças e adolescentes através desse projeto, que também tem fins pedagógicos: disciplina, respeito, colaboração”, disse.
Onde participar das aulas de capoeira?