A Polícia Civil do Piauí deflagrou a operação Mudança no município de São Raimundo Nonato nesta quinta-feira (21.09). O objetivo é combater as organizações criminosas e o tráfico de drogas na região. Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, atrelados a 10 alvos acusados que estavam sendo monitorados pela 2ª Delegacia de Polícia Civil de São Raimundo Nonato. Foram apreendidos entorpecentes, dinheiro, celulares, armas brancas e equipamentos para venda de drogas.
A Operação, inédita na região de divisa no Sul do estado, envolveu efetivo de cerca de 80 servidores, em esforço integrado de diferentes forças de Segurança Pública do Estado e suas diversas Unidades (Polícia Civil, Polícia Militar e Bombeiros Militares). Foram empregadas cerca de 20 viaturas, com veículos velados e ostensivos, contando com o auxílio de suporte aéreo e canil.
A ação acontece após dois homicídios registrados em menos de quinze dias. O nome (Operação Mudança) faz alusão à inauguração de uma nova mentalidade em termos Segurança Pública, implementada no Estado do Piauí, com maior integração entre as forças estaduais.
Na operação atuaram a Superintendência de Operações Integradas (SOI), a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), a Diretoria de Polícia do Interior (DPI), a Delegacia Seccional de São Raimundo Nonato (1ªDP-SRN, 2ªDP-SRN, DEAM-SRN e DP-SJ), Delegacia Seccional de Paulistana e suas Unidades integrantes (em especial a DP-Paulistana e DP-Jaicós), Delegacia Seccional de Picos e suas Unidades vinculadas (sobremaneira a DFHT-Picos, DEPATRI-Picos e o NOC-Picos), BOPE, BP-Choque, BP-RONE, BEPI, NOC-THE, BOPAER e o 11° Batalhão de Polícia Militar e suas Unidades integrantes (em especial a Cia. de Caracol/PI, Força Tática e GPMs).