A teresinense Maria Gracioneide visitou Campo Maior neste sábado (30.09) para apresentar seus livros e falar sobre paisagens piauienses que a inspiram a escrever. Seus Livros Meu Lugar e Doce de Caju falam sobre o povo, o cotidiano e cultura piauiense e estão disponíveis em formato ebook e físico.
Sobre Campo Maior, ela ressalta as paisagens que já lhe inspiraram. “Campo Maior pra mim sempre foi uma inspiração. O Açude Grande, os carnaubais, suas paisagens lindas. Ela inspira coisas simples; é a representatividade de seu povo. O que eu retrato em minhas obras é esse povo: que sofre, mas resiste até o fim”, pontua.
Ela também conta sobre de onde surgiu a sua vontade de se aventurar pela literatura. “Foi desde cedo. Minha família teve uma vida difícil. Aos sete anos eu já imaginava (escrever). Viemos do interior para a capital e sentimos a diferença, os choques de cultura, as dificuldades. Então comecei a escrever desde os 10 anos, principalmente poesias, e aquilo já alimentava minha esperança de ser escritora”, explica.
Em Campo Maior, ela apresentou os seus livros Meu Lugar que fala sobre uma piauiense que vai para São Paulo em busca de melhores condições de vida e sofre preconceito. Ele está disponível na versão física e digital. “Já o Doce de Caju está disponível apenas em ebook pela Amazon e fala sobre um vendedor de castanhas teresinense que consegue subir na vida. Ele passa por diversas fases, mas consegue vencer”, conclui.
Ela também é autora do livro de poemas De Menina para Mulher que fala sobre temas femininos importantes (disponível apenas digitalmente).