Luís Osório Lopes, falecido na manhã desta segunda-feira (04.12) aos 94 anos, foi homenageado hoje no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Campo Maior (STR). O corpo do histórico líder sindical foi recebido na sede do STR e diversos familiares e amigos prestaram seu respeito. Um luto de três dias foi decretado.
Conhecido como Luís Eduwirges, ele foi o fundador do sindicato em Campo Maior que serviu de parâmetro para a criação de diversos outros em todo o Piauí. Também fez parte da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores na década de 1980. A partir da década de 1960 já liderava as Ligas Camponesas, sendo um dos precursores em todo o país da luta pelos direitos do homem rural. Também somou para fundação da CONTAG e FETAG.
Inês Osório, filha do histórico líder, lembra o quão entregue era seu pai à causa dos camponeses. "Pai, quando era antigamente, que a gente chegava lá naquela sede velha, eu e minha mãe não conseguíamos falar com ele, porque ele estava cercado de gente que queria falar com ele. Eu e minha mãe muitas vezes 'voltava' pra casa sem conseguir falar com meu pai, porque ele era muito dedicado às causas dos trabalhadores. Mas o perdoo, pai, por isso. E o senhor me honra muito com seu exemplo. Muito. O senhor é um grande homem", disse emocionada.
Francisca Reis, presidente do STR, ressalta que mesmo idoso, seu Luís ainda buscava estar próximo ao sindicato, aconselhando a atual gestão e contribuindo para com as reinvidicações. "Foi ele que teve a coragem de iniciar essa luta, que teve coragem de enfrentar os patrões, de enfrentar a polícia. É um legado que ele deixou para nós e tem valor inestimável. Há menos de um mês estive sentada com ele e, mesmo com dificuldade de falar, conversamos sobre o Sindicato", pontua.