Vídeos divulgados nas redes sociais nos últimos dias mostram ratos no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura de Teresina. As imagens mostram os roedores sobre utensílios de cozinha e levantaram discussões sobre a limpeza pública da capital. O contrato com a Litucera, que faz a coleta de lixo, foi prorrogado por seis meses em junho e encerrou em 9 de dezembro.
Procurada, a Prefeitura de Teresina informou que: "já tomou as providências necessárias para resolver a questão em pauta. Agradecemos pela compreensão e permanecemos à disposição para mais esclarecimentos, se necessário".
Questionou-se sobre quais medidas foram tomadas, em que setores os animais foram vistos e quem faz uso dos utensílios mostrados na imagem, o que não foi respondido.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Semduh), responsável pela limpeza urbana, também foi procurada, mas não se pronunciou sobre o caso.
Enquanto se discutia sobre a limpeza pública na cidade, durante sessão na Câmara Municipal, o vereador Ismael Silva, autor dos vídeos, questionou: "Se não estão cuidando do Palácio da Cidade, vocês acham mesmo que cuidarão do restante de Teresina?", disse.
Ainda durante a sessão, o vereador reiterou suas preocupações, respondendo a críticas de parlamentares da base que consideraram sua fala uma falta de respeito.
"Reitero que é o que encontramos na sede do Palácio da Cidade e nas ruas de Teresina. Deixo claro que não faltei com respeito, apenas mostrei a realidade. Na verdade, até me equivoquei. Não era um rato. Como dizemos no interior, era um guabiru", afirmou.
FONTE: G1 PI